Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Polícia Federal prende oito em operação contra contrabando de migrantes para os EUA

por João Paulo Deluca

Foi cumprido mandado em Garibaldi

Foto: Divulgação

A Polícia Federal de  São Paulo deflagrou, na manhã de quinta-feira (31), uma operação internacional contra contrabando de migrantes e lavagem de dinheiro. Oito pessoas foram presas temporariamente. Agentes da polícia internacional cooperaram com a Polícia Federal e a agência norte-americana de imigração

Além das prisões, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Embu das Artes e Taboão da Serra, na Grande São Paulo e em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. De acordo com as investigações, os criminosos movimentaram no Brasil US$ 10 milhões entre 2014 e 2019.

A 10ª Vara Federal Criminal em São Paulo, especializada em lavagem de dinheiro, e a Justiça Federal do Acre determinaram o bloqueio de 42 contas bancárias usadas na prática dos crimes. Com os documentos, os migrantes ilegais saíam de seus países com destino ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, iam para o Acre, atravessavam a fronteira com o Peru e seguiam até a fronteira do México com os Estados Unidos.

Segundo as investigações, enquanto estavam em São Paulo, os migrantes sofriam maus-tratos, como cárcere privado, agressões físicas e psicológicas.

Oito pessoas foram sequestradas por cartéis de drogas mexicanos, na cidade de Nuevo Laredo, na fronteira do México com os Estados Unidos.

Os integrantes da organização criminosa devem responder pelos crimes de contrabando de migrantes, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As investigações ainda não foram concluídas, e outros crimes podem ser descobertos.


Divulgação G1

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais