Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Saiba as vantagens e desvantagens entre os dois modelos de financiamento de imóveis no Brasil

Baixar Áudio Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Empresário diz que novas regras são vantajosas apenas para alguns setores da população

Foto: Thinkstock

Recentemente, no mês de agosto, a Caixa Econômica Federal divulgou novas regras de financiamento para a casa própria, que fica como alternativa ao modelo anterior. Entretanto, estas novas regras só valem para novos financiamentos, não sendo possível trocar de uma opção para outra.

A nova linha de crédito tem juros entre 2,95% e 4,95% ao ano, mais a inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Esse novo modelo poderá ser usado para financiar até 80% do valor de imóveis novos e usados, com prazo de até 360 meses.

Se preferir, o cliente poderá optar pelo modelo atual, que cobra juros entre 8,5% e 9,75% ao ano mais TR (Taxa Referencial). Como a TR é igual a zero desde 2017 devido à queda da taxa Selic, na prática, os juros do financiamento imobiliário ficam limitados à taxa prefixada pela Caixa.

Esses juros são para financiar imóveis pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e pelo SFI (Sistema Financeiro Imobiliário). As taxas não são válidas para o Minha Casa, Minha Vida, que cobra juros mais baixos.

Para falar sobre qual dos modelos é mais vantajoso, a Rádio Garibaldi conversou com o empresário José Heitor Mombach, da JHM Engenharia e Construções. Na opinião de Mombach, o novo modelo só se torna vantajoso para quem tem uma carreira estável e pode se beneficiar do abatimento da parcela direto na conta, como é o caso de funciona´rios públicos de algumas instituições. Para os demais, segundo ele, é mais vantajoso o modelo antigo, ou ainda, dentro das possibilidades permitidas pela regra, utilizar o Minha Casa Minha Vida.

Ouça a entrevista completa com Mombach clicando no link “Ouvir notícia”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais