Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Câmara homenageia os 140 anos da Imigração Italiana

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Descendentes do primeiro imigrante italiano em Garibaldi recebem distinção

Um plenário lotado prestigiou a Sessão Solene em Homenagem aos 140 anos da Imigração Italiana, na noite de segunda-feira, 22/06. Participaram da sessão o prefeito Antônio Cettolin, vice-prefeito Antônio Fachinelli, secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, vereadores, coral Carlos Gomes, representantes de entidades ligadas a cultura italiana e demais autoridades.

Em nome das entidades ligadas à cultura italiana falou o advogado Edmar Mattuella que demonstrou-se conhecedor da história dos imigrantes. Ele pediu às autoridades que invistam na cultura para que não se percam lindas histórias de nossos antepassados. Lembrou da história de algumas famílias como Demari, Cettolin, Gobbi, Brigolini, Brugalli e outras de muita luta e coragem. Comentou ainda da Estrada Figueira de Mello, importante marco da imigração para Garibaldi.

Em seguida, os vereadores e o prefeito entregaram a duas netas de Cirilo Zamboni, o primeiro italiano a chegar no município, conforme Lei Municipal 2.213 de 1992, assinada pelo então prefeito Vandenir Miotti, uma placa. A neta Maria da Graça Zamboni agradeceu a homenagem e falou do trabalho guerreiro de seu avô e de todos que aqui vieram buscar um futuro melhor.

O prefeito Antônio Cettolin incentivou a Edmar Mattuella para que escreva um livro da história de nossos antepassados. Comentou que a história dos capitéis já está documentada pelo Círculo Trentino di Garibaldi, mas outros fatos precisam ser registrados.O presidente Jones Fernando Demari falou de sua emoção no resgate desta cultura.

A sessão foi abrilhantada pelo coral Carlos Gomes que está completando 45 anos de existência e que entou algumas músicas como "Il Sirio" . A música traduz um sentimento registrado por um padre que acompanhou a morte de muitos imigrantes que vinham ao Brasil, quando viu afundar o barco chamado "Sirio". Também o grupo cantou a música "Mérica, Mérica" que representa o hino oficial da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais