Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Abigeato, um problema a ser combatido em Soledade e região

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Produtores rurais, Polícia Civil e Brigada Militar estão mobilizados para tentar frear esse crime

Produtor rural não consegue evitar o furto de seus animais no campo
Foto: Jornal do Comércio

O assunto abigeato voltou a ser tema de debates em Soledade. Fato recente ocorrido em uma propriedade rural no interior do município, onde abigeatários, em sete dias, abateram a tiros cinco reses, trouxe revolta e preocupação aqueles que vêm sofrendo investidas dos criminosos, a notícia, como não poderia ser diferente, chegou ao conhecimento da polícia.

Um crime difícil de ser combatido. Esse é o entendimento do Delegado Regional de Polícia, Jader Ribeiro Duarte, no que diz respeito ao abigeato, crime caracterizado pelo furto de reses. O problema não é de hoje, mas a incidência de casos vem mobilizando produtores rurais, Polícia Civil e Brigada Militar, que estudam estratégias para frear o abigeato na região, disse Jader em entrevista à reportagem da Tua Rádio Cristal na manhã desta quinta-feira, 11/10.

Tanto é verdade, que há mais de três anos os órgãos de segurança de Soledade vêm, de maneira intensa, tentando reativar a Patrulha Rural no município, pois sabem da sua importância no combate aos abigeatários e por conseqüência no crime do abigeato.

Delegado Jader destacou também que a carne, oriunda do crime, é comercializada na periferia das cidades, onde as pessoas compram o produto por um preço muito abaixo do que é vendido nos açougues e mercados, no entanto, sem as mínimas condições sanitárias para um consumo seguro.

"Essas pessoas não tem interesse em denunciar tais comerciantes, pois estão sendo favorecidas e com isso dificultam muito o nosso trabalho", enfatizou Ribeiro.

Quanto à proposta de aquisição de um Drone com alta tecnologia, por um produtor rural local, delegado Jader disse tratar-se de um grande reforço, dando a possibilidade de um mapeamento pelo alto, de inúmeras maneiras de agir dos abigeatários, no entanto isso tem que sair da proposta do produtor, para a ação, finalizou. 

Ouça a entrevista com o delegado Jader Ribeiro Duarte, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais