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Primeira obra a ser executada pela Concessionária da Serra Gaúcha será a duplicação de Garibaldi a Farroupilha pela RSC 453

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A informação é do diretor presidente da CSG Ricardo José Peres

Foto: Divulgação

A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) assumiu em fevereiro o Bloco 3 de concessões das rodovias que integram o programa RS Parcerias, do governo do Estado. Para Garibaldi estão previstos investimentos de duplicação no trecho da 470 (entre Carlos Barbosa e Vale dos Vinhedos) e RSC 453. A primeira obra mais pesada será a duplicação da RSC 453 entre Garibaldi e Farroupilha. Neste trecho está o trevo de Tamandaré perigoso e onde são registrados diversos acidentes. Neste trecho, a previsão é de um viaduto. Todas estas obras no Bloco 3 deverão ser executadas em no máximo sete anos.

Em entrevista à Rádio Garibaldi, o diretor-presidente, Ricardo José Peres, diz que neste primeiro momento a concessionária irá fazer a manutenção das rodovias e melhor sinalização. Na São Vendelino será construído um pedágio.

BR 470 no trecho de Garibaldi estão sendo previstas obras de duplicação, a partir de 2026, com construção de pistas marginais e diversos viadutos, entre eles no trevo da Telasul e no acesso principal a Garibaldi e Carlos Barbosa.

A duplicação da RSC 453 entre Garibaldi e Farroupilha deverá ser executada em no máximo sete anos, com obras iniciando em 2025. Em Tamandaré, no trevo que hoje é um gargalo da rodovia que oferece risco aos motoristas, o engenheiro diz que a solução inicia com a duplicação e com provável viaduto. Outro desafio é a duplicação da São Vendelino, onde terá um pedágio a ser construído.  

O Bloco 3 engloba 271,5 quilômetros concedidos à concessionária, que deverá executar os serviços de operação, exploração, conservação, manutenção, melhoramentos e ampliação da infraestrutura de transportes dos trechos rodoviários sob sua responsabilidade.
 

Haverá seis praças de pedágio nos seguintes locais: São Sebastião do Caí, Flores da Cunha (existente), Ipê, Capela de Santana, Farroupilha e Carlos Barbosa. A partir do segundo ano de concessão, a praça de Portão deixa de existir e as novas começam a cobrar pedágio. Não haverá isenção de pedágio, mas os veículos que tiverem TAG terão desconto automático de 5%. O Desconto do Usuário Frequente pode chegar a 20% para veículos leves, conforme a frequência com que o usuário passar pela praça de pedágio.

As rodovias contempladas são ERS-122, ERS-240, RSC-287 (parte desta rodovia foi concedida em 2020), ERS-446 e RSC-453 e a BR-470 (rodovia federal cedida para o Estado), abrangendo os municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Campestre da Serra, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Montenegro, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Vendelino e Triunfo. O investimento aproximado será de R$ 4,6 bilhões nos 30 anos, sendo que 80% deste valor já será aplicado nos sete primeiros anos.

(entrevista em ouça a notícia)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

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