Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Morte, tiros, fogo e ameaças preocupam a comunidade de Garibaldi

por Denise Furlanetto

Três homicídios e um feminicídio foram verficados neste ano

Foto de print do vídeo de ameaças
Foto: Divulgação

Situações de violência voltam a preocupar a comunidade de Garibaldi que vive cenas de terror desde o sábado, dia 29 de julho, ao meio-dia. Enquanto que neste ano, as ocorrências de mortes e de violência estavam mais concentradas nos municípios de Carlos Barbosa e Guaporé, Garibaldi voltou para o cenário de crimes. Mickael Gobatto, 20 anos, foi morto durante o horário do meio-dia, dentro de sua casa, na rua Duque de Caxias, no bairro São Francisco. Ele levou diversos tiros no rosto e costas. No domingo à noite, moradores da rua Tiradentes escutam estampidos de tiros. Na terça-feira, por volta de 14h15min, três jovens colocam fogo em uma casa na rua Tiradentes. Ninguém estava no local. Na fuga, um dos criminosos jogou o casaco em chamas no chão. Os três criminosos foram presos em Farroupilha, quando buscaram atendimento no hospital da cidade a um deles que estava com queimaduras pelo corpo. A BM de Farroupilha prendeu os três e identificou pelas idades. O jovem que sofreu queimaduras tem 19 anos, com antecedentes por tráfico de entorpecentes e registro de quatro fatos. Os outros dois têm 26 anos e 24 anos. O primeiro com antecedentes por receptação, tráfico, posse de entorpecentes e roubo a pedestre. O segundo tem registro de danos e outros crimes como menor infrator. Os três foram encaminhados para a DPPA e o veículo que eles utilizavam, um Ford Focus foi recolhido ao depósito do Detran.

 

Ameaças - Durante a noite passou a circular pelas redes sociais um vídeo de ameaças.  Três rapazes gravaram um vídeo de 24 segundos, dentro de um carro, um Mercedes, mostrando armas potentes, uma submetralhadora, revólver e pistola th9. Eles enviam recado a facção dos Manos, citam o nome de Willian, e ameaçam os proprietários de imóveis que estão alugando casas para este grupo. O vídeo foi gravado durante a luz do dia, em uma rua de grande movimentação, na João Pessoa, centro de Garibaldi.

 

O que dizem moradores do Bela Vista -  A Rádio Garibaldi recebeu, uma carta de um morador do Bela Vista I, que não quis se identificar, expondo o medo. Ele escreve que estruturou sua família no bairro. Sua casa é seu único imóvel que construiu com muito sacrifício. Atualmente sente medo e insegurança. No passado, diz ele, que reside no bairro desde 1989, as crianças tinham uma vida normal, brincavam na rua, famílias tomavam chimarrão na calçada, mas agora tem o toque de recolher. A partir das 19h não se vê mais ninguém na rua, por medo. A violência começou a partir de 2017, quando facções passaram a dominar o bairro. As famílias de bem estão acuadas, caladas e com medo. Todos estão exaustos e convivendo com esse sentimento que está adoecendo a comunidade. Ao final, pediu mais segurança.

 

O que diz a polícia? O delegado de polícia de Garibaldi, Clóvis Rodrigues de Souza, afirma que a motivação para esses crimes é o tráfico de drogas. A delegacia está investigando os autores da morte de Mickael Gobatto que tinha antecedentes por tráfico. Ele estava indiciado, segundo o delegado, em dois inquéritos de crimes. Garibaldi teve um ano atípico de violência, em 2022, com uma lista de 12 homicídios. Até o momento foram registrados 3 homicídios e 1 feminicídio. O crime contra a mulher está esclarecido.

 

Sobre a ocorrência verificada no dia 4 de julho, por volta do meio-dia, na rua Agostinho Mazzini, proximidades com a rua Buarque de Macedo, em que uma pessoa teria atirado pelo menos cinco vezes contra um adolescente que estava na rua, porém nenhum tiro acertou o alvo, o delegado diz que as investigações estão bem adiantadas. Conforme ele, a partir deste fato foi apreendida uma grande quantidade de drogas que estava sob o poder de um menor. Outra situação que chamou atenção é da idade precoce de adolescentes e jovens que estão traficando no município, transferindo o recado aos pais para que cuidem com quem seus filhos estão se relacionando. O delegado comenta que esses menores com idades entre 12 e 16 anos estão frequentando a escola normalmente, mas nas horas de folga estão se envolvendo com o crime.

 

Crimes ocorridos em 2023:

- Feminicídio: Claudete Mausolf, 22 anos, foi morta com golpes de marreta e facadas no tórax, além de ter sido enforcada com fio de luz, no dia 22 de fevereiro.

- Dia 7 de abril, foi morto a tiros na rua Tiradentes, bairro Bela Vista I, Adilson Zago Soares, 41 anos;

- Dia 12 de abril, na rua da Fraternidade, bairro Fenachamp, em Garibaldi, foi morto a tiros, Nataniel da Silva Brito, de 32 anos, natural do estado da Bahia.

- Dia 29 de julho, foi morto a tiros dentro de sua casa, na rua Duque de Caxias, no bairro São Francisco, Mickael da Silva Gobatto, 20 anos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais