Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Dia de Combate ao Fumo marca encerramento do Projeto RespirAR

por Central de Conteúdos da Rádio Garibaldi

Iniciativa da Liga Feminina de Combate ao Câncer possibilitou a três pessoas abandonar o cigarro

Foto: Divulgação

No Dia Nacional de Combate ao Fumo celebrado nesta segunda-feira, 29 de agosto, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Garibaldi marca o encerramento da primeira edição do Projeto RespirAR.

Este programa teve por finalidade auxiliar aqueles que desejam parar de fumar. Atuaram neste projeto voluntários que doaram parte de seu tempo para promover a saúde e incentivar os viciados a largar o cigarro que faz muito mal a saúde.

Esse projeto teve o lançamento na Rádio Garibaldi e a conclusão da mesma forma. Participaram de entrevista com o repórter José Carlos Cichelero a presidente da Liga, Lisiane Carlotto Scomazzon, a pneumologista Lilian Pasin Jacob, a nutricionista Gisele Beal, a psicóloga Cláudia Gallina Graf Possebon, a professora e coordenadora do projeto Eloísa Ecker e os participantes do grupo.

Depois de um ano de acompanhamento de um grupo que iniciou com dez, encerrou com sete e destes a vitória de três, a Liga, segundo Lisiane, e os profissionais estão felizes e satisfeitos com o programa.

Esse projeto desenvolvido deverá ser retomado, diz Lisiane, mas ainda não há data de início de um novo grupo. Além das profissionais mencionadas contribuíram com o grupo, com palestras, a assistente social Mônica Farias e a terapeuta Eclair Cristófoli.

A pneumologista Lilian diz sentir-se feliz em ter colaborado com esse projeto e, com certeza, aqueles que participaram mudaram o seu pensamento em relação aos malefícios do cigarro.

E neste trabalho, nada melhor do que ouvir o relato daqueles que passaram por este projeto e que saíram vitoriosos ao conseguirem se libertar do vício de fumar.

Identificando somente pelo primeiro nome, Ana Maria foi fumante por 33 anos e decidiu parar de fumar em função de acompanhar a debilidade de familiares que também eram fumantes e no grupo recebeu todo o apoio.

Marrana disse que já no segundo encontro decidiu parar de fumar e não precisou de medicação.

Nair falou que depois de passar por um infarto, não teve dúvida que se queria viver precisava deixar de fumar e no grupo conseguiu essa vitória. Agora diz que vai incentivar o seu esposo a parar de fumar.

Quem não conseguiu parar de fumar pelo menos deu um passo na redução no número de cigarros consumidos diariamente.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais