Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Vacina da dengue em Garibaldi somente em clínicas privadas

por Denise Furlanetto

Custo é em torno de R$ 450,00

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde não prevê para este ano a inclusão de municípios gaúchos na aplicação da vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). O Rio Grande do Sul e outros dez estados ficaram de fora do calendário de imunização divulgado na quinta-feira, 25. Os critérios utilizados, de acordo com a pasta, foram: municípios de grande porte, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2.

Para 2025, o Ministério da Saúde irá avaliar novamente o cenário epidemiológico da doença e o quantitativo disponível de doses antes da definição da estratégia. A vacina contra a dengue, no entanto, é disponibilizada na rede privada de saúde. Na rede privada, inclusive com disposição em clínica de Garibaldi, a vacina da dengue é aplicada desde junho de 2023. O imunizante custa cerca de R$ 450 a dose.

Em entrevista à Rádio Garibaldi, a enfermeira Ana, da clínica Imunne Care, explicou que a vacina da dengue na rede particular pode ser feita dos 4 aos 60 anos de idade. São duas doses com intervalo de 3 meses. Acima de 60 anos, é necessário apresentar a prescrição médica. Após a vacinação, podem ocorrer reações leves, como dor de cabeça e no local da aplicação. A vacina previne consequências graves da doença.

O número de casos e mortes por dengue cresceu exponencialmente nos últimos dois anos no Rio Grande do Sul. De 11 óbitos em 2021 saltou 66 no ano seguinte, e 54 mortes em 2023. Apesar de nenhum óbito ter sido registrado ainda neste ano, são 466 municípios infestados pela dengue, conforme o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os mais de 1,2 mil casos confirmados da doença estão concentrados na população adulta. Pela região, já foram registrados, neste ano, casos de dengue em Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Farroupilha.

Vacina contra o sarampo –  O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) emitiu um alerta, na semana passada, confirmando um caso importado de sarampo no Rio Grande do Sul. O paciente é um menino de 3 anos que chegou no dia 27 de dezembro ao município de Rio Grande, procedente do Paquistão, no sul do continente asiático, sem ter sido vacinado. Com a confirmação, a Secretaria da Saúde reforça a recomendação de aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), oferecida gratuitamente pelo Sistema Único pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população a partir de 1 ano e até os 59 anos, de acordo com o calendário nacional de vacinação, nas unidades de saúde municipais. Essa vacina também está disponível na rede particular.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais