Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Rede de Violência contra a Mulher distribui material informativo neste sábado em Garibaldi

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Objetivo é informar e alertar sobre casos de violência doméstica

Nesta sexta-feira, 25/11, celebra-se o “Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher”. Pensando na prevenção, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Condim - promove dois momentos de reflexão sobre esta data, em Garibaldi. O primeiro será no dia 26/11, sábado, com a distribuição de material informativo nas ruas centrais. E o outro, será no dia 29/11, terça-feira, com a apresentação da peça teatral “A Mãe e o Monstro", que será exibida às 19h30min, no Clube Integração. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na recepção do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS.

Segundo a presidente do Condim, Franciele Sonaglio, a cidade de Garibaldi não foge a regra de outros municípios e acontecem sim casos de violência contra a mulher. O difícil, segundo Franciele, é compreender o porquê pessoas próximas se tornam violentas. Geralmente os casos estão associados ao uso de álcool, droga ou ciúmes. Franciele diz que existe uma rede de apoio a estas mulheres que podem se sentir seguras ao necessitarem de apoio. Esclarecimentos sobre o que fazer também estão sendo levados para mulheres do interior que por vezes também são vítimas desta violência e que não denunciam porque dependem de seu companheiro.

De acordo com a coordenadora do CREAS, Adriana Cercatto, todas as ocorrências relacionadas a violência são tratadas com prioridade.

A psicóloga Analissa Scherer diz que o conflito nestas situações são grandes, porque a maioria dos casos a violência é praticada por pessoas próximas, dentro de um lar. Ela esclarece que a rede quer empoderar a mulher para que saiba sobre seus direitos e que não tenha medo de procurar ajuda. E esclarece que o sigilo é a base de todo o trabalho.

Também em Garibaldi funciona Programa de Vigilância a Violência - PVV. O PVV é desenvolvido no Posto de Saúde Santa Terezinha que recebe todas as notificações de violência, através de profissional que tem conhecimento sobre os casos, a fim de prestar total assistência as vítimas e seus familiares. De acordo com a enfermeira Rose Foppa, nos últimos cinco anos, foram notificados 1.380 casos de violência, sendo que a metade deles são de violência contra a mulher. Dúvidas e informações através do telefone 3462-8283.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais