Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Garibaldense completa 99 anos de idade

por Central de Conteúdos da Rádio Garibaldi

Haydée Mombelli Pezzini comemorou o aniversário no dia 19 de junho

Foto: Divulgação

O programa Saúde e Bem Estar deste sábado, dia 23 de junho, aborda a longevidade. E como ter uma vida longa e saudável?

Haydée Mombelli Pezzini se define como uma mulher feliz e nos conta um pouco de sua história de vida. Nascida em Passo Fundo, casou-se com Amandio Pezzini com quem conviveu por 63 anos.

Em Garibaldi, no ano de 2013, recebeu o título de Cidadã Garibaldense, conferido em cerimônia na Câmara Municipal de Vereadores. Ela também participa do Memória Viva, programa que resgata a história de nossa gente da Câmara de Vereadores.

O casal teve um único filho, João Augusto mas que infelizmente teve câncer e faleceu aos 38 anos. Ele era casado com Ivânia que também é falecida. O casal trabalhava no Banco do Brasil e deixou dois netos que avó tanto ama: César e Carlos Augusto que moram em uma casa no mesmo terreno do dela.

Haydée diz que tem saúde, não tem dor nenhuma e tem uma memória invejada por muitos amigos mais jovens do que ela que não têm as suas lembranças.

Ela diz que se faz o almoço, lava a sua roupa e a louça. Recebe visita diariamente de manhã e tarde. À noite assiste televisão e faz tricô. Este ano ela já entregou 31 blusões para escolas do município que distribuiu para alunos carentes. Também entrega os blusões, às vezes, à Liga Feminina de Combate ao Câncer e à APAE. “Isso faz a gente viver mais, contando os pontinhos, deixa a mente ativa”, ensina.

Ela tem sempre visita em sua casa. E o segredo de ter visitas é receber bem e convidá-las a voltar. “Quando chega a visita em minha casa eu largo tudo e dou atenção e, quando sai, eu convido para voltar de novo”, fala.

Seu aniversário era na terça, dia 19 de junho, mas ainda no sábado anterior começou a receber parentes e amigos.

Aposentada como costureira, dona Haydée, fazia altas costuras como vestidos de noiva, festas e de gala. Maria Bertol Manini mostra uma foto de seu casamento de 43 anos, cujo vestido foi confeccionado por ela.

Uma mulher de fé. Reza todos os dias. Recebe inúmeros pedidos de orações de pessoas que nem conhece. Coloca os pedidos embaixo das quatro imagens de Santo Antônio que é devota. “Recebo os pedidos, faço as orações e quando as pessoas recebem as graças, elas vem me agradecer, mas não quero nenhum centavo, porque minha avó que me ensinou a fazer as orações e novenas me dizia que se a gente cobra, não tem mais as graças alcançadas”, revela.

Prepara a sua comida e nunca provou nenhuma gota de álcool. Um certo dia, Rubia, sua sobrinha desejou celebrar a passagem do ano e tentou convencê-la a fazer um brinde. Ela aceitou um brinde, mas na sua taça, água.

Viver tanto. “Acho que Deus me esqueceu aqui”, disse ela a um amigo. Ele logo lhe respondeu, que enquanto ela aquecer as crianças carentes, tem a graça de uma vida longa.

A vida é comparada a uma rosa: “Ela é lindíssima como a flor, ela é perfumada, mas tem espinhos, mas nem por isso deixei de ser alegre, de receber as pessoas e pensar pra frente. Aquele lá em cima é que comanda tudo”, finaliza.

Acompanhe a entrevista completa em escute a notícia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais