Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Fora a Campanha da Influenza, demais vacinas estão com metas em dia em Garibaldi

por Central de Conteúdos da Rádio Garibaldi

A informação é da Coordenadoria de Epidemiologia local

Foto: Divulgação

O Saúde e Bem Estar deste sábado, 7 de julho,  tratou sobre a importância de se manter em dia a carteirinha de vacinação, nas diversas faixas etárias da vida. Este assunto está sendo retomado, porque o Ministério da Saúde e autoridades sanitárias do Brasil estão preocupados com a volta de doenças que estavam erradicadas no país.

Isto vem ocorrendo porque alguns pais estão deixando de levar seus filhos a tomar a vacina. Outro fator é de que, especialmente na região da Amazônia, onde estão entrando imigrantes venezuelanos,  sendo que na Venezuela, foram registrados casos positivos de pólio, este vírus poderá voltar a circular no país. Em 2017, a taxa de imunização no Brasil foi a pior dos últimos 12 anos conforme dados do Ministério da Saúde. Também há sete casos registrados de sarampo no Rio Grande do Sul.

A coordenadora do Setor de Epidemiologia do Posto de Saúde Central de Garibaldi, enfermeira Raquel Bombardelli, diz que os pais em Garibaldi tem se mostrado conscientes e estão levando seus filhos, especialmente os menores de um ano, aos postos para buscar a imunização. Segundo ela, fora a campanha de vacinação contra a influenza que neste ano ficou abaixo da meta preconizada para o público infantil que era de vacinar 90% das crianças entre 6 meses e 5 anos, as demais vacinas estão com cobertura total, ou seja, com 95% da meta ou até mais. Ela diz que a partir de um ano, os pais tem um certo esquecimento de levar os filhos a fazer a vacina, mas a secretaria de Saúde tem feito chamamentos alertando sobre a necessidade de se tomar a vacina que é bastante segura.

Dos casos de sarampo no Rio Grande do Sul cinco são adultos contagiados em Porto Alegre, um em Vacaria e uma criança em São Luiz Gonzaga. Sobre a vacinação, os pais devem buscar orientações nos postos de saúde. A carteirinha é um documento importante para a vida da pessoa. Caso houver perda existe possibilidade de se conseguir a segunda via da carteirinha no posto de referência.

Acompanhe a manifestação da enfermeira Raquel Bombardelli em escute a notícia
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais