Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Hospitais filantrópicos realizam o Mês das Misericórdias para alertar sobre as dificuldades financeiras

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Instituições realizam uma série de ações para lembrar dos problemas que os hospitais e santas casas estão enfrentando

Faixa em frente ao Hospital São Pedro alerta para as dificuldades financeiras dos hospitais
Foto: João Paulo Deluca

Impulsionadas pela data de 15 de agosto, instituída como o Dia das Misericórdias no Brasil, as 245 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul organizam para agosto o Mês da Misericórdia. O objetivo é expor as dificuldades que estas instituições estão passando com o atraso no repasse de recursos por parte do estado, além da defasagem nos valores de tabela repassados pelo Governo Federal.

Durante o mês de agosto diversas atividades serão desenvolvidas pelas instituições que atendem mais de 70% do atendimento SUS no Estado. A segunda-feira, dia 1º, foi dia de mobilizações locais. Os hospitais filantrópicos estão organizando ações internas para apresentar a situação às autoridades locais. Já nos dias 08 e 09, as ações são em conjunto com a OAB seccional RS e OAB Nacional. Reuniões em Porto Alegre (08/08 na seccional RS, a partir das 9h) e em Brasília (09/09, na OAB Nacional), debatem os rumos da saúde pública do Estado e do Brasil. Por fim, no dia 31 de agosto uma comitiva do Rio Grande do Sul estará reunida com a Bancada de Deputados Federais e Senadores gaúchos, no Hotel Nacional, em Brasília, mais uma oportunidade de relatar a crítica situação da saúde e buscar soluções para os hospitais.

Ao longo do mês a Carta das Misericórdias será distribuída nos hospitais, entregue a autoridades. Nela o panorama das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos é apresentado.

Para falar sobre o tema, a Rádio Garibaldi conversou com o Presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul, Francisco Ferrer, entidade que lidera as manifestações de agosto. Ele destacou que o acúmulo de dívidas dos hospitais vem de longa data, incluindo dificuldades com bancos, funcionários, décimo terceiro, internações, entre outros serviços.

Ferrer também anunciou que a Justiça deu ganho de causa ao Município de Garibaldi, que entrou com uma ação contra o Governo do Estado do Rio Grande do Sul pedindo o pagamento de todos os valores que estão sendo devidos ao Hospital Beneficente São Pedro.

O Hospital São Pedro também está engajado no chamado Mês das Misericórdias, e realiza uma série de manifestações neste mês para alertar a comunidade e chamar atenção para as dificuldades com os recursos atrasados. Durante toda esta semana, os colaboradores do Hospital São Pedro trabalharão com uma faixa preta no braço, simbolizando o luto pela situação atual da saúde no estado. Uma faixa também foi estendida em frnete aos dois blocos do Hospital.

As pessoas que estiverem internadas ou que forem procurar atendimento nesta semana também receberão uma Carta Aberta, relatando as dificuldades que as instituições no Estado estão passando.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais