Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

Bom Dia Associado CIC: “Tecnologias e comportamento humano estão na base dos novos ambientes de negócios”

por Denise Furlanetto

Evento aconteceu nesta quarta-feira, 26/07

Foto: Divulgação

Os novos ambientes de negócios, as mudanças profundas do comportamento humano, os avanços acelerados da tecnologia e o uso real da Inteligência Artificial foram alguns dos temas que o doutor em Administração, com expertise em empreendedorismo e inovação, Enor José Tonolli Júnior, apresentou durante o Bom Dia Associado CIC, realizado na manhã de quarta-feira, 26 de julho.


Tendo como pano de fundo o conceito de "Empresas Líquidas", inspirado pelo renomado sociólogo Zygmunt Bauman, Tonnoli provocou os participantes do evento sobre a necessidade de pensar diferente e explorar estratégias e práticas para tornar as organizações ágeis e flexíveis, capazes de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado atual.


“O trabalho que conhecemos hoje está prestes a mudar para sempre. A sociedade atual vive uma das maiores transformações que qualquer geração já precisou enfrentar. Independente da tarefa, parte dela, ou toda, será feita por um robô ou software nos próximos anos”, destacou.


O CEO da Bloom – Inovação Inteligente enfatizou que mais da metade das profissões que existiam entre 1940 e 2010 já desapareceram e que 65% das crianças na escola hoje trabalharão em profissões que ainda não existem.


“As profissões e os empregos não desaparecem, mas se transformam ao longo do tempo. Os jovens que estão chegando no mercado de trabalho têm uma cabeça, atitudes, expectativas e ações completamente diferentes. Por isso que, conviver com pessoas de gerações muito distintas não está sendo uma tarefa simples”.


Ele também salientou que é preciso compreender como esses movimentos funcionam, para conseguir clarear a realidade. Por essa razão que um dos grandes desafios que as empresas enfrentam, apesar de terem à disposição muito mais opções, é conseguir conquistar a atenção e o engajamento desse usuário.


“Somos uma metamorfose constante. As empresas precisam, diante disso, uma fluidez maior em seus processos, na sua comunicação e nas suas estruturas. A relação com o cliente é de um ambiente de grande competição onde a lealdade é zero. É preciso competir e conquistar todo o dia esse cliente, além de provar a relevância da empresa e a nossa, como profissional, o tempo inteiro”, afirmou.
Para Tonnoli, uma empresa líquida é aquela que visa dar respostas cada vez mais rápidas para um mundo que evolui e muda muito rapidamente e, consequentemente, desenvolve uma capacidade de adaptação que lhe permite modificar estruturas e funções de forma flexível para viver em um estado de mudança permanente, fomentando também a cooperação entre os funcionários.

Foto: Cassius Fanti

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais