Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Pensando Bem: Não fizemos tudo o que podíamos

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Frei Aldo Colombo faz uma reflexão sobre a superação

Foto: Lilian Donadelli

No programa Pensando Bem desta segunda-feira, 13/02, Frei Aldo Colombo fala sobre lutas e superações:

“Órfão aos sete anos, viu sua herança ser roubada pelos parentes. Aos 27 anos assistiu a um julgamento no qual um orador chamado Calístrato teve um desempenho brilhante. Neste dia, ele decidiu ser orador, projeto arriscado uma vez que sofria de gagueira. Para superar seu defeito natural, começou a declamar poemas enquanto corria na praia contra o vento, com pequenas pedras na boca. Esta a história de Demóstenes- 322 a.C – o maior orador da antiguidade.

Sua pátria, Atenas, passava por momentos difíceis e foi derrotada na batalha de Queronéia, por Felipe da Macedônia onde perdeu a própria independência. Diante da derrota e do desânimo, Demóstenes tratou de levantar a moral de seu povo. Ele provocava: atenienses, ainda não empregamos toda a nossa força, toda a nossa inteligência, todas a nossa capacidade de lutar. Se assim fosse, eu não os desafiaria. Mas ainda não esgotamos nossas forças, nossa determinação, nossa energia, a última palavra ainda não foi dita e, por isso, precisamos reagrupar as tropas e partir para a luta. Passaram-se anos, Demóstenes não assistiu ao triunfo, mas suas palavras incendiaram os atenienses que recuperaram sua soberania.

A vida me tratou muito mal, justificam-se muitos diante do fracasso. E com isso dispensam-se de lutar. A vida tratou muito mal Demóstenes, órfão, pobre e gago. Mas ele não aceitou isso, buscou a superação pessoal e colocou seu talento ao serviço de sua pátria e de seus irmãos.

Vencedores são aqueles que apostam num ideal exigente e dispõem-se a pagar o preço exigido. E a História está pontilhada de pessoas assim. Giuseppe Verdi foi reprovado no primeiro exame musical, Winston Churchill foi declarado inapto para o serviço militar, Abraham Lincoln enfrentou a depressão, o luto, o fracasso econômico e uma série de derrotas eleitorais. Verdi está entre os maiores músicos da humanidade, Churchill salvou a Inglaterra na Segunda Guerra Mundial e Lincoln tornou-se Presidente e um dos maiores personagens da história norte-americana. Eles sonharam, enfrentaram as dificuldades e venceram. Henri Ford, o pioneiro do automóvel, afirmava: há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam.

A vitória nem sempre está ano nosso alcance. Nem mesmo temos obrigação de alcançá-la. Dependem de nós a obstinação e a luta. É a teimosia na luta que dá dignidade à pessoa. E um dia, Deus não nos questionará sobre eventuais sucessos, mas quererá saber se lutamos. São Paulo, no fim da vida, avaliava: combati o bom combate, guardei a fé, resta-me agora a recompensa. ( 2 Tm 4,7)."

Acompanhe o programa completo no link, "Escute a Notícia".

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais