Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher é tema de reflexão para região de Soledade

por Nayam Franco

20 anos da instituição da data ainda causa reflexão em todo o mundo

Foto: Tua Rádio Cristal

Há vinte anos a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas estabeleceu o Dia 25 de Novembro como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. A data é uma homenagem a três mulheres denominadas "Las Mariposas".

No dia 25 de novembro de 1960, as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana.

Gerando uma grande comoção mundial, a data foi instituída pela ONU em lembrança ao ocorrido. O objetivo é durante este dia no ano buscar reflexões sobre a situação de violência em que vive considerável parte das mulheres em todo o mundo.

A Tua Rádio Cristal conversou com a advogada da Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção de Soledade, Carina Ruas Balestreri, sobre a data e sua importância também a nível Brasil e Soledade.

Carina salientou que no Brasil, 43% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; para 35%, a agressão é semanal e que em média, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada em nosso país.

"Segundo a Unicef, mais de 100 milhões de meninas poderão ser vítimas de casamentos forçados durante a próxima década. Num ranking mundial que analisou a desigualdade de salários em 142 países, o Brasil ficou na posição 124", ressaltou.

A advogada afirmou ainda que segundo a ONU, 70% de todas as mulheres do planeta já sofreram ou sofrerão algum tipo de violência em, pelo menos, um momento de suas vidas — independente de nacionalidade, cultura, religião ou condição social.

Sobre a data, ela afirmou ainda que esta é uma causa humanitária. "É minha e sua, das crianças e idosos, dos ricos e pobres, dos brancos, pretos e coloridos. Não é preciso ser politicamente correto ou pertencer a algum partido", pontuou.

Balestreri falou ainda sobre a questão em Soledade, onde diversos casos são registrados diariamente.

"Apesar de termos ainda números alarmantes nos registros de ocorrências, felizmente já tivemos novidades, como é o caso das Sala das Margaridas que veio para amenizar esta questão em Soledade, mas temos muito pra evoluir", finalizou.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais