Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Podcast

Obras que eternizam o legado de Dom Orlando Dotti serão lançada esse mês em Vacaria

Clique no botão para ouvir o Podcast.

O legado de Dom Orlando Dotti, bispo emérito da Diocese de Vacaria, está eternizado em uma obra editorial minuciosamente elaborada e lançada após quatro anos de trabalho. O projeto, coordenado pelo Frei Nédio Pertili, da Paróquia São Luís Rei de Ipê, reuniu uma equipe de quatro pesquisadores e resultou em dois volumes que somam quase 1.500 páginas. A obra resgata não apenas a trajetória biográfica do religioso natural de Antônio Prado, mas também seu vasto acervo de escritos e pensamentos sobre a missão da Igreja e o engajamento social.

 

O primeiro volume, intitulado "O Coração Fala ao Coração – Legado de Dom Orlando Octacílio Dotti", apresenta uma biografia detalhada, desde suas raízes familiares até o episcopado exercido em três dioceses: Caçador (SC), Barra (BA) e Vacaria (RS), onde permanece há 42 anos. O livro também contextualiza sua atuação em áreas como educação, cooperativismo, reforma agrária e comunicação, destacando a forte ligação de Dom Orlando com cinco instituições: sua família, a província dos capuchinhos do RS e as três dioceses onde atuou.
 

Já o segundo volume reúne escritos, entrevistas, homilias e reflexões do bispo, extraídos de publicações como o jornal Correio Vacariense e o boletim Novos Caminhos. Dividido em quatro partes, o conteúdo aborda desde temas eclesiais e pastorais até questões sociais e cidadania, além de incluir trechos dos três livros publicados por Dom Orlando e a transcrição de doze entrevistas.

 

A obra será lançada em Vacaria no dia 22 de junho, às 18h, na Catedral Nossa Senhora da Oliveira, em Antônio Prado, no dia 29 de junho, e em Ipê, no dia 6 de julho.

 

Segundo Frei Nédio, o trabalho visa garantir que as futuras gerações tenham acesso ao testemunho e à missão de um "bom pastor que deu a vida pelo seu rebanho", reforçando a importância de preservar e divulgar a história de líderes que marcaram a vida religiosa e social da região.


Ouça Também

  • Entrevista com Rafael Copetti, chefe do Cartório Eleitoral de Marau | 07/07/2026

    A Tua Rádio Alvorada recebeu, nesta terça-feira, 07/07, o chefe do Cartório Eleitoral de Marau, Rafael Copetti.

    Rafael comentou sobre o período eleitoral de outubro de 2026 e confirmou que Marau possui 44.925 eleitores aptos para as eleições.

    Marau concentra o maior eleitorado da região, com 31.705 eleitores. Segundo Copetti, agora a Justiça Eleitoral intensifica os preparativos para o pleito, com a convocação e treinamento de aproximadamente 680 colaboradores, entre mesários e equipes de apoio.

    Ouvir
  • Entrevista com Gabriel Rintz

    Entrevista para o Programa A Hora do Agricultor com o engenheiro agrônomo e cientista de dados da CCGL – Cooperativa Central Gaúcha Ltda, Gabriel Hintz. A pauta envolve análise de riscos, estratégias para transformar desafios em oportunidades e também os prognósticos climáticos para a próxima safra. Um tema cada vez mais importante para o planejamento das propriedades rurais e para a tomada de decisões no campo.

    Ouvir
  • Espaço semanal do Deputado Vilmar Zanchin

    Todas as terças-feiras, o deputado estadual, Vilmar Perin Zanchin, MDB, concede entrevista para a emissora. Além dos assuntos atuais do parlamento, ele comenta temas do cenário político e temas pertinentes à comunidade regional.

    Ouvir
  • Espaço semanal do Deputado Vilmar Zanchin

    Todas as terças-feiras, o deputado estadual, Vilmar Perin Zanchin, MDB, concede entrevista para a emissora. Além dos assuntos atuais do parlamento, ele comenta temas do cenário político e temas pertinentes à comunidade regional.

    Ouvir
  • Casamento Coletivo de Marau acontece neste sábado na Casa da Cultura

    Cerimônia promovida pelo Tabelionato Becker acontece neste sábado, 06/06, às 14h, na Casa da Cultura, e oficializará a união de sete casais. A expectativa é reunir entre 90 e 100 pessoas entre noivos, familiares e testemunhas. De acordo com o tabelião Cláudio Becker, a iniciativa busca facilitar o acesso ao casamento civil e garantir segurança jurídica aos participantes. O evento é aberto ao público e contará com a presença de casais brasileiros e estrangeiros. Ouça a entrevista do tabelião, Cláudio Becker.

    Ouvir

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais