Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Estatuto do Idoso completa 15 anos

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/EBC

Nesta segunda-feira, 01/10, é comemorado o Dia Nacional do Idoso. A data foi estabelecida em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal, e serve para refletir a respeito das condições de vida dos idosos no país, seus direitos e dificuldades. A comemoração em Marau, aconteceu durante toda a semana passada, com atividades voladas para as pessoas da terceira idade, na Semana do Conviver. Esta segunda-feira também é marcada pelo aniversário de 15 anos do Estuto do Idoso, lei que regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos no Brasil.

Para Vanilde Nadin, presidente da OAB em Marau, a lei é relativamente jovem e, em muitos casos, desconhecida. Ela defende que tanto os entes públicos quanto as instituições privadas precisam se precaver do total conhecimento do Estatuto do Idoso e, assim, cumprir com suas obrigatoriedades, considerando que a população brasileira está envelhecendo, a expectativa de vida no país está cada vez mais elevada, e, inda, que o envelhecer é um processo natural para todas as pessoas. Se prefeir, ouça no player de áudio.

A advogada também responde pela Amis - Associação Marauense de Integração Social, entidade que está finalizando o projeto de instaçlação de um Centro Dia em Marau, com atendimento voltado às pessoas idosas. Segundo ela, a reforma da sede da entidade está praticamente pronta, restando o trabalho de pintura. Após, a intenção é mobiliar e por isso, os integrantes da associação atuam na busca de recursos financeiros para a compra dos móveis. O objetivo é, no menor tempo possível, inciar as atividades.

Em síntese, o Centro Dia é uma modalidade de serviço que oferece atendimento multiprofissional, neste caso para os idosos, que permanecem no local durante o dia, com atividades que são oferecidas durante o período da manhã e da tarde e, à noite, retornam para suas famílias. O foco das atividades foco é a qualidade de vida e o bem-estar dos frequentadores, além da convivência social.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais