Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Podcast

Caminhada pela saúde renal será realizada em Vacaria neste domingo

Clique no botão para ouvir o Podcast.

A comunidade de Vacaria está convidada a participar da 5ª Caminhada pela Saúde Renal, que ocorre neste domingo, 29/03, a partir das 8h, em frente à Prefeitura. O evento é gratuito e tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção da doença renal crônica, que, segundo a médica nefrologista Lenise Macedo, atinge uma em cada dez pessoas no mundo, muitas vezes de forma silenciosa.
 

De acordo com a especialista, a detecção precoce é fundamental e pode ser feita por meio de exames simples, como urina e creatinina no sangue. “A doença renal não tem cura uma vez estabelecida, mas ela pode ser prevenida”, destacou.
 

Outro ponto destacado pela médica foi a preocupação com o aumento de casos entre pessoas cada vez mais jovens, inclusive crianças e adolescentes. Ela relatou situações de pacientes com poucos anos de idade já apresentando obesidade, hipertensão e até lesão renal, o que reforça a necessidade de iniciar os cuidados desde cedo, dentro do ambiente familiar e escolar, com hábitos saudáveis, alimentação equilibrada e incentivo à ingestão de água.
 

Além da caminhada, a programação inclui verificação de pressão arterial, testes de glicose, orientações com nutricionista e encerramento com apresentação musical. Também haverá distribuição de camisetas e arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a pacientes em tratamento dialítico.


Ouça Também

  • Entrevista com Azemir Debona

    Azemir Debona conversou com a reportagem da Tua Rádio Alvorada sobre a 7° Circuito Municipal de Corrida de Rua de Marau 2026.  

    Ouvir
  • Entrevista com Taiane Grando - Diretora do IESTA

    A diretora do Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino, Taiane Grando, conversou com a reportagem da Tua Rádio Alvorada sobre os processos de matrícula e rematricula para a rede estadual.

    Ouvir
  • Entrevista com Renato Rossi - Gerente da Sicredi Aliança

    O gerente da Sicredi Aliança, Renato Rossi, participou do Programa Temática para falar sobre o lançamento do Progarma de Fidelidade Juntos. 

    Ao utilizar as soluções participantes, você pode somar pontos no Juntos e utilizá-los para resgatar itens exclusivos da marca Sicredi.

    Ouvir
  • Entrevista com Priscila Batistela

    A coordenadora dos cursos de gestão e administração da FABE de Marau conversou com a reportagem da Tua Rádio Alvorada sobre a V Semana do Empreendedorismo da FABE. 

    Ouvir
  • Entrevista com Frei Marcelo Carvalho

    O Vigário Paroquial de Marau, Frei Marcelo Carvalho, conversou com a reportagem da Tua Rádio Alvorada para falar sobre a Celebração do Trânsito de São Francisco de Assis. 

    Ouvir
  • Comentario esportivo de Vini Gayeski | 02/10/2026

    A Tua Rádio Alvorada conta agora com o comentário do jornalista Vini Gayeski. Diariamente participa do quadro Na Torcida.
    * A opinião dos nossos comentaristas não reflete, necessariamente, o posicionamento da empresa.

    Ouvir

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais