- Programas
- Saúde
- Esportes
- Opinião
- Entrevistas
- Giro na Região
- Página Rosa
- Balcão de Empregos
- Mercado Agrícola
- Um Novo Dia com Frei Renor Pegoraro
- Cidadania Italiana com Maria Luciana Tonial
- PROJETO BIOGRAFIAS - 2ª temporada
- Saúde e Bem-Estar Podcast
- Na Torcida Debate
- Série Aqui é o Meu Lugar - 11ª temporada
- Programa A Hora do Agricultor
Advogado alerta sobre golpes virtuais em Vacaria
Clique no botão para ouvir o Podcast.
Os golpes virtuais estão cada vez mais frequentes e sofisticados, atingindo principalmente idosos e pessoas com processos judiciais em andamento. Em entrevista à Tua Rádio Fátima, o advogado Clóvis Rodrigues da Silva Júnior alertou para o chamado “golpe do falso advogado”, no qual criminosos utilizam fotos e nomes reais de profissionais para solicitar depósitos sob a promessa de liberação de valores judiciais. Segundo ele, a OAB tem intensificado campanhas de orientação para que clientes confirmem qualquer informação diretamente com seu advogado, de forma presencial ou por canais oficiais.
De acordo com o advogado, os golpistas exploram a pressa e a expectativa de recebimento de indenizações. Ele relatou casos em que vítimas chegaram a contrair empréstimos bancários para repassar dinheiro a criminosos, acreditando que receberiam quantias maiores posteriormente.
Além do falso advogado, também foram citados golpes envolvendo empréstimos consignados, boletos falsos, falsas provas de vida em aplicativos e ligações simulando sequestros de familiares. Conforme o advogado, criminosos conseguem facilmente dados como CPF, nome dos pais e endereço por meio de ferramentas disponíveis na internet, o que aumenta a credibilidade da fraude.
Como orientação final, o advogado recomenda que qualquer solicitação financeira inesperada seja confirmada diretamente na agência bancária ou no escritório do profissional responsável. Em caso de golpe, a vítima deve comunicar imediatamente o banco para tentar bloquear a transação, registrar ocorrência policial e reunir provas como prints e comprovantes.