Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Psicologia: o estudo dos comportamentos e das ações humanas

por Deise Pagotto
Foto: Reprodução/ Internet

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e as funções mentais e há alguns anos vem tomando grande espaço. Além dos estudos voltados a área do comportamento humano, muitos estudos estão sendo realizados até com animais. Mas embora esse crescimento esteja ocorrendo, muitas pessoas ainda criam a ideia de que psicólogos são para “loucos”.

De acordo com a Psicóloga, Jaqueline Moreira, o psicólogo pode ser definido como o médico da alma. “A função dos psicólogos é tentar compreender o papel das funções mentais no comportamento individual e social, estudando também os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos do ser humano. Trabalhamos com o todo do paciente”, explica.

Com o crescimento no número de patologias “modernas”, o trabalho de psicólogos tem sido cada vez mais importante. “Trabalhamos com transtornos psicológicos, de personalidade, de atenção, de comportamento, depressão, ansiedade, e muitas outras patologias”, cita a psicóloga. “Precisamos salientar que o foco principal do psicólogo diante das patologias é o comportamento. Porque todas as patologias acabam, interferindo no comportamento da pessoa”, acrescenta.

O desafio segundo Jaqueline, ainda é os “tabus” que são criados em relação a que frequenta e necessita de ajuda psicológica. “Precisamos entender que visitar o psicologo é uma forma de prevenção e de agravamento das patologias. Previnir é a intenção da psicologia”, conclui.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais