Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Médicos alertam: é preciso falar sobre suicídio

por Ana Lúcia Jacomini

Proteger a vida, conscientizar, ajudar, escutar, entender, dar apoio, falar sobre valorização

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Internet

Esses são apenas alguns dos objetivos do Setembro Amarelo - mês de prevenção ao suicídio. O movimento é mundial e estimula ações preventivas em diversas esferas, mas principalmente na área da saúde.  De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro em cada 45 minutos e uma pessoa em cada 45 segundos em todo mundo.

Em Marau, um espaço onde o tema é trabalhado de forma multidisciplinar é na Ala de Saúde Mental do Hospital Cristo Redentor, criada em 2012.  Entre os casos tratados no ambiente, estão os que envolvem tentativas de suicídio, depressão, transtornos de vários tipos e dependência química, dando suporte emocional, psicológico, psiquiátrico, assistencial e medicamentoso nos casos necessários.

De acordo com o psiquiatra e psicoterapeuta da uidade, Eduardo Tedeschi, é preciso acabar com alguns mitos acerca do suicídio e oferecer real ajuda, falar sim sobre o assunto, dar atenção quando necessário: “É preciso valorizar o sofrimento do paciente sem subestimar a sua dor. Estimular a empatia, a compaixão com o próximo, é uma das principais abordagens da prevenção ao suicídio”, explicou.

Ainda segundo ele, o funcionamento do setor leva em conta principalmente a empatia com o paciente. "Obviamente que o paciente que está numa unidade de internação, está passando por um grau de sofrimento psíquico intenso, e precisa em algum momento, de medicamento e outras coisas, mas os pilares do nosso atendimento aqui são a empatia e a compaixão e é valorizar o sofrimento naquele momento, para reduzirmos ao máximo o risco de suicídio”, destaca o médico.

O acolhimento psicológico à pacientes com este perfil inicia, por vezes, ainda no setor de Urgência e Emergência do HCR. De acordo com a psicóloga Jaqueline Moreira, em alguns casos a própria equipe constata os pacientes que demonstram essa necessiade mas que, muitas vezes, não tem a internação como melhor indicação. Para a profissional, nestes casos, é importante montar uma rede de apoio a este paciente que está em sofrimento psíquico. Essa rede se inicia pela família, segundo ela. "Logo depois, o serviço de assistência social, os profissionais do Centro de Apoio Psicossocial das Estratégia Saúde da Família, que são capacitados para isso", explica ela.

                                             

 

 

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais