Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Pequenos cuidados podem evitar dores no corpo durante o inverno

por Deise Pagotto

Fisioterapeuta explica movimentos e cuidados que ajudam a evitar os incômodos

Fisioterapeuta explicou cuidados e métodos para eveitar dores
Foto: Camila Mendes/ Tua Rádio

Para se proteger do frio, durante o inverno é comum ver as pessoas cada vez mais encolhidas e com o corpo numa posição de “fechamento”, o que acaba dificultando alguns movimentos naturais do corpo. Esse fator é responsável pelo aumento de dores, principalmente nas regiões lombar e cervical.

O fisioterapeuta, Fábio Razera, explica que alguns métodos podem ser utilizados no dia a dia como auxilio para se evitar as dores pelo corpo. “Por causa do frio adotamos uma postura mais encolhida e a musculatura acaba travando. Esse travamento acaba causando uma compressão nervosa diminuindo o suprimento sanguíneo e ocasiona a dor. O alongamento nessa situação é sempre o que aconselhamos”, explica.

Existem também alguns cuidados que podem ser tomados dentro de casa e são capazes de diminuir desconfortos e o aumento das dores. O método mais simples é a colocação de bolsa de água morna nos locais de dor. “É importante tentar manter o corpo aquecido, principalmente nas extremidades, evitando que o nosso organismo sofra com as alterações climáticas. A colocação de bolsas térmicas nos locais de dor auxilia muito”, orienta o profissional.

Fábio comenta que após realizar os métodos que podem ser feitos em casa e a dor prosseguir, a procura por um fisioterapeuta ou um ortopedista é recomendado. “Se é dor muscular e já tentou as técnicas de alongamento, relaxamento, um calor e mesmo assim viu que não resolveu fica o alerta. Aí sim orientamos que o paciente procure um fisioterapeuta ou um ortopedista pra diagnosticar isso, se é somente muscular ou se tem alguma outra lesão envolvida também”, conclui.

Ouça a entrevista completa no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais