Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Médico veterinário e Poder Público emitem nota sobre incidentes no castramóvel

por Bruno Roso

Confira a nota na íntegra abaixo

Foto: Reprodução/Prefeitura de Marau

Após grande repercussão na internet de informações sobre a morte de dois animais no início das operações da unidade Castramóvel, que faz castrações gratuitas em Marau, nossa emissora procurou um posicionamento oficial por parte dos órgãos públicos municipais sobre o ocorrido. O poder público de Marau em conjunto com o médico veterinário responsável pelos trabalhos na unidade emitiram uma nota visando esclarecer os fatos nesta tarde de quarta-feira, 28/10. Confira a nota na íntegra abaixo

Nota Oficial

"Em relação aos fatos relacionados ao Castramóvel ocorridos na data de ontem, viemos através desta nota esclarecer algumas questões que estão sendo propaladas especialmente nas redes sociais.

O Castramóvel é um veículo adaptado para a realização de procedimentos cirúrgicos em animais, utilizado inclusive em diversas outras cidades, e era um pleito antigo das entidades de proteção, ONGs e da população.

É importante frisar que o veículo é totalmente equipado para a realização de castrações, contendo todas as ferramentas necessárias para os procedimentos. O fato triste da morte de dois animais são casos que infelizmente podem ocorrer em procedimentos cirúrgicos, tanto em humanos quanto em animais. Até por isso, é assinado um termo de ciência com os tutores, inclusive em clínicas particulares. O episódio não aconteceu, em hipótese alguma, em decorrência do veículo ou do profissional que realiza as cirurgias. As causas estão sendo investigadas, visando sempre melhoria, aprimoramento e proteção aos bichinhos.

Queremos deixar nossos sentimentos aos dois tutores que perderam seus animais. A tristeza que estão sentindo, tenham certeza que é a mesma que a nossa. O Castramóvel foi adquirido para auxiliar no controle de cães e gatos e também para conscientizar a importância da esterilização, da vacinação, da prevenção de doenças, da posse responsável, das necessidades básicas do animal, como: alimentação, água, bem estar e esclarecimentos sobre as suas principais dúvidas.

É importante frisar que as castrações realizadas são encaminhadas uma parte pelas Entidades de proteção dos animais e outra pelo Poder Público.

Reiteramos assim que o Castramóvel é totalmente equipado para a realização dos procedimentos e queremos deixar mais uma vez os nossos sentimentos de pesar aos tutores dos dois animais que infelizmente perderam a vida".

Atenciosamente,

Adriano Rozin - Médico Veterinário responsável pelos procedimentos cirúrgicos no Castramóvel

Elisangela Gonçalves - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais