Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Serviço de Apoio Psicológico é criado para pacientes, familiares e colaboradores do HCR

por Ana Lúcia Jacomini

Momento de angústias e incertezas em relação à pandemia da Covid-19, motivou à criação do órgão

Psicólogas Mayara e Lilian estão a frente do trabalho
Foto: Divulgação/HCR

Familiares de pacientes e pacientes internados com suspeita ou positivados com Covid-19 e dezenas de profissionais de saúde em linha de frente, têm algo em comum neste momento de pandemia: os sentimentos de ansiedade, angústia e incertezas acerca do contexto futuro. Foi pensando nisso que a equipe diretiva do Hospital Cristo Redentor criou o Serviço de Apoio Psicológico HCR.

De acordo com a direção da casa de saúde, uma profissional foi contratada especificamente para dar suporte emocional e psicológico às famílias de pacientes e aos próprios pacientes internados na ala de isolamento respiratório. Quem comandará a atividade é a psicóloga especialista em psicoterapia individual, infantil e adulta e psicoterapia grupal de família, Mayara Larice de Sousa Oliveira. Em um primeiro momento, a profissional realiza contatos a fim de explicar sobre a rede de apoio a todos os agentes envolvidos.

O Serviço de Apoio Psicológico do HCR incorpora, além do acolhimento para escuta ativa, a elaboração de estratégias eficazes de contato entre familiares e pacientes, a fim de amenizar os sentimentos de preocupação.  “A comunicação eficaz entre familiares e pacientes deve amenizar o sofrimento psicológico. Por isso, vamos desenvolver estratégias eficazes para informar familiares e garantir esta proximidade dentro das limitações e protocolos”, esclarece.

Já o suporte emocional do Serviço de Apoio Psicológico igualmente ocorre para funcionários do Hospital Cristo Redentor; àqueles profissionais que atuam há mais de um ano e convivem também com angústias, ansiedades e incertezas. Quem comandará esta atividade é a psicóloga organizacional, Lilian Rettore Maculan. “Percebemos que não apenas os pacientes e familiares precisam de escuta ativa e cuidado, mas também aqueles profissionais que estão diariamente no ambiente hospitalar convivendo com pacientes e familiares, resolvendo situações e muitas vezes numa rotina exaustiva”, revela ela.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais