Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Marau em luto: morre Hugo Piccoli

por Ana Lúcia Jacomini

A missa de despedida do tradicionalista será às 15h desta quarta-feira

Foto: Arquivo Pessoal/Sid Negrinho Richter

Atualizada na quarta-feira, 8h20

Morreu por volta das 18h desta terça-feira, 13/10, o tradicionalista Hugo Assis Piccoli. Ele tinha 67 anos e estava internado no Hospital Cristo Redentor. Há pouco tempo ele havia feito uma cirurgia na coluna. Deixa três filhas e um filho.

Muito conhecido no meio, Tio Hugo - como era carinhosamente chamado pelos companheiros do CTG Sentinelas do Pago, era um dos mais respeitados gaiteiros da região. Foi mestre, professor de tantas pessoas. Foi patrono da Semana Farroupilha de Marau em 2012. Também foi patrono da Semana Farroupilha de Vila Maria. Atuou ensindano jovens em diversas entidades tradicionalistas.

"Faltam as palavras para descrever tudo que se passa neste momento, todo o conforto que estamos enviando para a família e todo amor que sentimos pela pessoa que foi e sempre será nosso eterno gaiteiro, HUGO PICCOLI. A todos esses anos nessa família, a todos os ensinamentos que deixou para nossas crianças e tudo o que fez por esta entidade, faltam agradecimentos, a tua imagem, as tuas palavras de incentivo sempre vão estar presentes em nossas memórias. O patrão velho te recebeu ai para continuar nos guiando. Tio Hugo como todos te chamavam, nós te amamos, obrigado!"

Estas foram as palavras da entidade tradicionalista, em seu perfil no Facebook, homenageando o gaiteiro, tantas vezes campeão de rodeios, Enart e outros eventos. Hugo Picolli é velado na Capela B do Cemitério Municipal de Marau. A missa de despedida deverá ocorrer nesta quarta-feira. Tio Hugo junta-se aos grandes gaiteiros, para do céu, entoar o Hino do Rio Grande do Sul.

Sobre o caixão, ele leva as bandeiras do CTG Sentinelas do Pago e também do Felipe Portinho, mostrando que é o tradicionalismo de Marau que perde seu grande gaiteiro. A gaita, por sua vez, segue inseparável do dono e o acompanha também neste momento, estando na cabeceira do caixão.

"Dia muito triste para a música marauense, pois perdemos hoje um baita gaiteiro aqui da nossa terra. Quantos ensaios no CTG ao som de suas gaitas, que tocava com maestria, quantas palavras de apoio quando dei meus primeiros passos como músico, quantas canções me corrigia nas notas. Mas sempre foi o Tio Hugo, sempre de bom humor, um homem simples, se fosse para falar em música, declamação, trova e invernadas quem quisesse tinha um parceiro para horas de mate. Era um gaúcho de fato. Descanse em paz Hugo de Assis Piccoli, carinhosamente conhecido como Tio Hugo", escreveu o músico Sid Negrinho Richter, comunicador da Rádio Alvorada.

A missa de despedida do tradicionalista será às 15h. Tio Hugo será sepultado no Cemitério de São José dos Ricci.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais