Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Com livros grátis, Biblioteca Pública de Marau realiza programação natalina

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Biblioteca participa do Encanta Marau com os projetos Marau que Lê, Vamos escrever neste Natal!? e Feira de Escritores

Foto: João Pedro Tartari/Tua Rádio Alvorada

Tem mais novidades em primeira mão sobre a programação natalina de Marau – desta vez, da Biblioteca Pública Municipal Francisco Jatir Pastre. Isso mesmo! Vamos ter uma série de eventos literários no Encanta Marau, inclusive, com distribuição gratuita de obras na Praça Dr. Elpídio Fialho.  

“A Biblioteca vai retornar com a terceira edição do projeto ‘Marau que Lê’”, explica a coordenadora da biblioteca Nair Moraes de Arruda. “Vão ser livros distribuídos nas escadarias do Altar da Pátria, junto à praça central aqui da nossa cidade. Vai ser no dia 19/12, o dia todo, ou, como se diz em loja, até que dure o estoque.” 

A primeira edição do “Marau que Lê” ocorreu no dia 13 de dezembro de 2023. “O ano passado, foram distribuídos 1.274 livros. Este ano, nós já partimos de uma quantidade de 1.500 livros – todos eles a serem distribuídos de maneira gratuita.” 

A proposta foi uma adaptação de um projeto de incentivo à leitura, que passaria pelas comunidades do município. Com a mudança, as obras ficam dispostas para a comunidade. “Importante dizer que nenhum desses livros que vão estar expostos faz parte do acervo da Biblioteca Pública. Eles fazem parte do acervo do Sebo Troque Sua Traça e de doações que nós recebemos no decorrer do ano.” 

A coordenadora também contou como funciona o evento. “Quem está passando pela praça, passe pelo Altar da Pátria. Os livros vão estar dispostos nas escadas. É só chegar, olhar e escolher o exemplar que você quiser. A proposta é esta: dar livros de presente neste Natal.” 

Pedindo livros ao Papai Noel (ou quase isso) 

A Biblioteca Pública Municipal tem mais uma ação natalina prevista para dezembro. É a Feira do Escritor Marauense – também, adaptação de um evento realizado, pela primeira vez, em fevereiro de 2024: a 1ª Mostra de Escritores de Marau, que ocorreu na Casa da Cultura.  

Agora, em dezembro, a ação foi realocada. “Pensamos em ocupar o espaço da praça central com esta feira do escritor marauense”, adianta Nair. “Os escritores vão estar com as suas bancas disposta para atender o pessoal. No momento, eles vão colocar todas as suas produções, os seus livros, vão ter o bate-papo com as pessoas que chegarem.” 

A feira ocorre no dia 17/12, entre as 16h e as 19h, e é mais uma forma de incentivar os livros enquanto presente de Natal. “Como acontece com a Feira de Artesanato, será possível comercializar esses livros também. Então, se você está pensando em dar de presente um livro, você vai achar a oportunidade perfeita. Os escritores marauenses vão estar ali, vão autografar, inclusive, esses livros. Então é uma oportunidade de ter o contato direto.” 

Cartinhas em cordel 

Além dos eventos já tradicionais da biblioteca, tem mais uma novidade chegando por aí. O projeto “Vamos escrever neste Natal!?” ocorre no hall da biblioteca, próximo à entrada da Casa da Cultura pela Feira do Produtor.  

“Neste Natal, a Biblioteca Pública vai usar o espaço externo para que as pessoas possam escrever, possam externalizar todo o sentimento”, explica Nair. “Já está tudo preparado aqui. Nós vamos disponibilizar o espaço com o estilo literatura de cordel.” 

A coordenadora ainda detalha o funcionamento do projeto. “Chega aqui na Biblioteca, vai ter um material ali para escrever. Vamos ter folhas do tamanho que você quiser, já com toda uma preparação de Natal, e você pode escrever. O que eu escrevo? O que você quiser, pode, somente, desejar ‘Feliz Natal e um próspero Ano Novo’, pode escrever um pedido de desculpas, pode escrever um pedido de presente...” 

Não há uma idade limite para participar ou necessidade de formação, apenas a vontade de escrever. “Você não precisa se identificar, o importante é você colocar para fora esse sentimento”, complementa Nair, reforçando a temática livre das participações, que não precisam ser, necessariamente, natalinas, “coloque para fora, escreva nesse Natal”. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais