Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Biblioteca Municipal realiza 1ª Mostra de Escritores de Marau

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Além de exposição de obras e rodas de conversa, momento deve contar pré-lançamento

Foto: Arquivo/Tua Rádio Alvorada

Ocupando cada vez mais espaço no campo da Literatura, Marau tem um grande evento com autores do município marcado para ocorrer próximo ao final da semana. É a 1ª Mostra de Escritores Marauenses, prevista para movimentar a região central da cidade entre a quinta-feira, 15/02, e a sexta, 16/02. 

O Página Rosa conversou com a responsável pela Biblioteca Pública Municipal Professor Francisco Jatir Pastre, Nair Moraes Arruda, e traz detalhes da programação com exclusividade. “Vamos trazer, pela primeira vez uma mostra de escritores da nossa cidade”, conta Nair, “nesses dois dias, o público poderá entrar em contato com os livros e as produções de nossa cidade”. 

O momento deve contar com grande espaço de mostra de livros na Praça Dr. Elpídio Fialho, além de uma série de rodas de conversas na Casa da Cultura de Marau. E o Página Rosa conseguiu alguns spoilers dos assuntos das oito atividades previstas para movimentar a Literatura Marauense – que conta, até, com pré-lançamento de livro. 

Conversas além da escrita 

Na data inaugural da mostra, a programação começa cedo. “Quinta-feira, dia 15/02, às 8h30, a Silvane Ganzer Agustini vai estar com uma roda de conversa com o tema ‘Destravando a vida (profissional e pessoal)’. [Também] às 8h30, Ademar Berghetti vai estar fazendo uma roda de conversa com o tema ‘Importância da leitura’.” 

A tarde conta com outras duas atividades. “Às 15h, Diego Scariot vai estar fazendo uma roda de conversa sobre o tema ‘Por que gostamos de terror?’. Às 15h30, Ines Meneguzzi vai falar sobre escrita terapêutica, vai nos trazer o tema ‘Reprogramação Mental e Hipnose’.” 

A literatura segue sendo destaque no segundo dia de mostra. “Na sexta-feira, teremos a Roberta Bassani Federizzi. Vai estar fazendo uma roda de conversa, que vai ser mais um bate-papo com a autora, com o tema ‘Cultura italiana’, às 17h.”

As atividades seguem no início da noite. “Vamos trazer, também, Joice Cristina Carollo, que vai estar fazendo uma roda de conversa com o tema ‘Ansiedade gerada pela tecnologia, o excesso de informação e a importância da leitura para manter nossa saúde mental no meio desse caos’. Essa autora vai estar se apresentando às 18h, na Casa da Cultura.” 

Na sequência, ocorre um evento especial para todo escritor. “Marli Terezinha de Anhaia vai estar com o pré-lançamento do livro dela. Ainda vai nos deixar na expectativa porque ela não anunciou o nome, então, quem quiser conferir, venha até a Casa da Cultura às 18h45 da sexta-feira.” 

Quem encerra as discussões é o autor Matheus Henrique Vivian. “[Ele] vai estar com uma roda de conversas com o tema ‘Representatividade LGBT na cultura e na literatura’ às 19h aqui na Casa da Cultura.” 

Escritas que geram conversas 

A Mostra de Escritores Marauenses só foi possível em decorrência da criação de um conjunto que reúne os autores de Marau. “O Grupo de Escritores Marauenses foi formado no ano de 2023”, explica Nair, “partiu da ideia de que é importante mostrarmos para a comunidade essa riqueza cultural que existe no nosso município quando diz respeito à escrita”. 

O ajuntamento está aberto para mais pessoas. “É um grupo que sempre vai estar acolhendo novos escritores – e já fica o convite: entrem em contato conosco, forneçam o contato aqui da Biblioteca Pública. É de grande interesse nosso reunir mais escritores. Formarmos um grupo lindo, coeso e forte. Nosso maior objetivo é o incentivo à leitura.” 

É possível entrar em contato com a Biblioteca Pública Municipal Professor Francisco Jatir Pastre pelo telefone (54) 3342-9560 ou pelo perfil no Instagram @ bibliotecamunicipal_marau. O espaço está localizado no hall da Casa da Cultura, junto à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, próximo à Feira do Produtor. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais