Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Joice Carollo organiza antologia beneficente com escritores marauenses

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Obra deve ser lançada em março, com lucros revertidos para a ONG Brechó Cão

Foto: João Pedro Varal Tartari/Tua Rádio Alvorada

Tem mais lançamento literário chegando por aí... E coletivo! A escritora marauense Joice Cristina Carollo está coordenando uma iniciativa que visa reunir produções de diferentes autores de Marau em uma obra única.  

“No mês passado [fevereiro], um conto meu foi selecionado para participar de uma antologia de terror”, contou a autora ao Página Rosa, “a partir disso, me surgiu a ideia de criar uma antologia escrita por escritores marauenses”. A iniciativa foi efetivada por meio do Grupo de Escritores Marauenses, formado em 2023 pela Biblioteca Pública Municipal. 

A proposta surgiu da variedade de produções da Literatura de Marau. “A gente tem uma riqueza enorme de gêneros. Tem terror, tem romance, tem horror psicológico, tem suspense, tem poesia. É muito rico o nosso meio literário aqui.”  

Joice ainda afirma que a ideia é que o trabalho seja publicado em maio. “Esse livro vai ser publicado de forma independente pela UICLAP, então nenhum autor participante vai ter prejuízo ou gasto. A única exigência que a gente tem, a única coisa que a gente pede, é que o autor faça sua parcela de colaboração na divulgação do livro.”  

Literatura pelos animais 

Segundo a Joice, a ideia é que o dinheiro obtido com as vendas seja utilizado para uma ação social. “Já fazia um tempo que eu queria ajudar os animais de alguma forma, sabe? Ajudar as ONGs de alguma forma. Só que eu não sabia como fazer isso, porque eu também tenho quatro bichos para sustentar. Aí, fazer doações diretas, eu, infelizmente, não consigo.”  

Com o encerramento das atividades do Ajuda Patinhas, restou uma única ONG de apoio aos animais completamente ativa no município. “Hoje, a gente tem a Brechó Cão, que resgata animais e que tem muitos animais em lar temporário, que precisam de castração, ração, vacina, as coisas básicas que os animais precisam para se manterem bem e saudáveis.” 

A sugestão também ocorreu por meio do Grupo de Escritores Marauenses“A gente tem um grupo só de escritores em que a gente troca ideias. Sugeri que a gente escrevesse essa antologia e que os lucros fossem destinados à entidade Brechó Cão e eles aceitaram.” 

Uma reunião de gêneros 

Antologia pode parecer um daqueles termos complicado para algo muito fora da realidade, mas é um conceito que tem se popularizado entre os escritores do município. A definição é bem simples: uma reunião de obras culturais. 

As antologias podem ser de filmes, músicas, quadros, textos – sempre agrupados em uma obra única. Esses modelos de publicação possuem duas formas principais de composição: de um único autor em determinado tempo ou de diferentes autores sobre uma temática comum. 

Esse último é o caso do projeto que está sendo adaptado em Marau. Literária e ainda sem título, essa antologia dos escritores marauenses deve reunir uma grande diversidade de gêneros de escrita. “A gente já está com 18 escritores no grupo, então serão 18 obras literárias diferentes. E para todos os gostos, porque cada um vai escrever no seu gênero, dentro da sua área, que já domina, sobre um tema em comum.” 

A antologia não deve ser composta apenas de trabalhos escritos. “Além das obras literárias, a gente também pretende incluir ilustrações, obras de arte, de, também, artistas marauenses.” 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais