Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Serviço materno-infantil em Caxias será mantido no Hospital Pompéia até transferência para o Virvi Ramos

por Pablo Ribeiro

Gestão será realizada por organização social especializada em administração de saúde contratada de forma emergencial, com supervisão da Secretaria Municipal da Saúde

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), manterá o serviço materno-infantil pelo SUS dentro do Hospital Pompéia até que ocorra a transferência para o Hospital Virvi Ramos. O município concluiu a contratação emergencial de entidade que fará a gestão do serviço durante esse período, a partir de 1º de janeiro de 2024. A assinatura do contrato entre o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) e a Prefeitura ocorreu na última quinta-feira (28/12), no Salão Nobre da Prefeitura. A responsabilidade pelos atendimentos será do Instituto, com supervisão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Os atendimentos ocorrerão na estrutura já disponível no Pompéia, com equipe multidisciplinar contratada pelo Ideas, enquanto o Hospital Virvi Ramos realiza a estruturação de área que abrigará toda a unidade materno-infantil que antes era mantida pelo Pompéia. O espaço já existe no Virvi Ramos e necessita de adequações, com investimento do Município e do Governo do Estado. A previsão é de que essa obra dure cerca de seis meses, tempo em que a maternidade continuará em espaço cedido pelo Pompéia, sob gestão do Ideas e com acompanhamento da Secretaria Municipal da Saúde. Durante esse período, os casos de alto risco que necessitarem de UTI serão encaminhados ao Hospital Geral (HG), uma vez que o HG é a referência para esse tipo de atendimento. A UTI neonatal existente no Hospital Pompéia será desativada devido à baixa ocupação e ao alto custo de manutenção do serviço, conforme acordado com a Secretaria Estadual da Saúde. A nova UTI será construída no Virvi Ramos.

A modalidade de contratação assinada nesta quinta foi definida em função da impossibilidade de o próprio Virvi Ramos assumir o serviço neste momento ou de que outras instituições de Caxias do Sul tivessem interesse, capacidade técnica ou disponibilidade. A Prefeitura buscou alternativas para a migração da maternidade desde o momento em que o Hospital Pompéia comunicou a intenção de interromper o serviço. No entanto, houve dificuldade em função do nível de complexidade envolvido nesse tipo de atendimento de saúde, bem como tratativas que acabaram não evoluindo.

O Instituto Ideias foi representado pelo gerente corporativo de Implantações, Gustavo Colombo. A organização social é especializada na gestão de saúde e foi criada há sete anos. Tem sede em Florianópolis (SC) e escritório ativo em São Leopoldo (RS) - um dos critérios buscados pela SMS era justamente uma entidade com proximidade com Caxias do Sul. Foi necessário apresentar ampla documentação que atestasse a idoneidade da instituição, bem como comprovar atuação na área de desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde do SUS.

Atualmente o Ideas tem projetos em execução nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso. Na área de maternidade e hospitalar (média e alta complexidade), tem experiência de atuação em diversas instituições, dentre elas Ilha Hospital & Maternidade (Florianópolis), Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros (São Paulo), Hospital Geral de Nova Iguaçu e Hospital Materno Infantil Santa Catarina (Criciúma) e Hospital Regional Dra. Zilda Arns (Rio de Janeiro).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais