Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Obras de três UBSs avançam em Caxias do Sul; nova unidade da Vila Ipê deve começar em breve

por Alice Corrêa

Unidades dos bairros Imigrante, Vila Romana e Vila Cristina estão em diferentes etapas de construção, enquanto três postos já foram totalmente reformados

Foto: Gisele Nozari

As obras de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul seguem em andamento, com previsão de conclusão ao longo de 2027. As estruturas estão sendo construídas nos bairros Imigrante, Vila Romana e Vila Cristina, enquanto a nova UBS Vila Ipê aguarda a conclusão de uma etapa necessária para o início dos trabalhos.

Na UBS Imigrante, cerca de 35% da obra já foi executada. A estrutura principal do prédio, incluindo fundações, vigas, pilares, lajes e alvenarias, foi concluída. Atualmente, os trabalhos estão concentrados na cobertura, nas instalações elétricas, hidráulicas, de lógica e gases, além do reboco externo.

A ordem de início da obra foi assinada em outubro de 2025, com prazo de execução de 18 meses.

Na UBS Vila Romana, o percentual de execução chega a 33%. Já foram concluídas as etapas de movimentação de terra, implantação da nova rede pública de drenagem, fundações, pilares do subsolo e estruturas de contenção. No momento, estão sendo executados os muros laterais e a estrutura do pavimento térreo.

O cronograma da unidade, no entanto, apresenta uma defasagem de aproximadamente dois meses. Segundo a área de engenharia da Secretaria Municipal da Saúde, o atraso está relacionado às adequações necessárias para implantação da nova rede de drenagem. A obra teve início em agosto de 2025 e também possui prazo contratual de 18 meses.

Já a UBS Vila Cristina apresenta aproximadamente 22% de execução. A unidade terá uma nova estrutura para substituir o posto atualmente existente. Até o momento, foram concluídas a movimentação de terra, as fundações, a laje e os pilares do pavimento térreo, além da primeira etapa do muro de contenção. A montagem das formas e armaduras das vigas e da cobertura está em andamento.

A obra começou em fevereiro deste ano e tem prazo previsto de 18 meses.

Nova UBS na Vila Ipê

Outra frente prevista para a ampliação da rede é a construção da UBS Vila Ipê. A ordem de início foi assinada em junho, com prazo de execução de 18 meses.

O começo efetivo dos trabalhos depende, porém, da mudança temporária da atual unidade. O imóvel que deverá receber o atendimento provisoriamente está em processo de avaliação para posterior contratação.

Três unidades já foram reformadas

Além das novas construções, três UBSs passaram por reformas completas e já foram entregues à comunidade. As intervenções ocorreram nas unidades Esplanada, Mariani e Galópolis.

A expansão e modernização das estruturas acompanha a necessidade de ampliar a capacidade da Atenção Primária à Saúde, considerada a principal porta de entrada dos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, o objetivo é aproximar os serviços da população e oferecer melhores condições tanto para os pacientes quanto para os profissionais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais