Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Região de Caxias do Sul recebe notificação de aviso em primeiro parecer do novo modelo contra Covid-19 no RS

por Daniel Lucas Rodrigues

Serra Gaúcha deve se atentar ao quadro da pandemia e pode adotar novas medidas contra a doença

Foto: Divulgação/Governo do Estado

O Governo do Estado emitiu o primeiro parecer do novo modelo de combate à Covid-19 no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (18/05). A Serra Gaúcha foi colocada no estado de “Aviso”, seria a notificação mais branda do sistema. Em vigor desde domingo (16), o método de monitoramento trabalha com os 3AS (Aviso, Alerta e Ação). O comunicado já está em encaminhamento para as associações regionais.

A região ficou no parecer em que, quando detecta uma tendência, o GT Saúde emite um aviso para o respectivo comitê técnico regional. Quando detecta outras situações como reduzido ritmo da vacinação ou registro instável de dados, o GT Saúde também emitirá um aviso. Quando recebe um aviso, a região deverá redobrar sua atenção para o quadro da pandemia, sendo opcional adotar novas medidas.

De acordo com o boletim sanitário do governo estadual, os leitos de UTI apresentam uma taxa de ocupação de 87%. A Serra Gaúcha possui 376 leitos, destes, 328 estão em ocupação. Nos últimos sete dias, a Secretaria da Saúde (SES) observou uma variação de 15 internados nas UTIs, um crescimento de 6,8%. Os óbitos na região são de 193,1 a cada 100 mil habitantes. Nos últimos sete dias, foram registrados 66 óbitos, uma variação de +24,5%. A Serra possui 9,2% do público vacinado contra a Covid-19.

As regiões de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo estão em uma fase mais crítica do novo modelo. Elas receberam o primeiro “Alerta” do estado e entram na fase de “Ação”. Todos possuem 48 horas, a contar da emissão do “Alerta” (ao meio-dia desta terça, dia 18/5), para avaliar, responder sobre o quadro das regiões e apresentar plano de ação compatível com o “Alerta” e com a situação epidemiológica apontada, com o objetivo de reverter a situação. Se a resposta da região for considerada adequada, a proposta é aplicada imediatamente, e a região segue sendo monitorada pelo GT Saúde. Caso a resposta não seja adequada, o Estado poderá intervir e estipular ações adicionais a serem seguidas.

Santa Maria, Uruguaiana, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Pelotas e Santa Cruz do Sul receberam uma notificação de aviso.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais