Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Escola municipal Arnaldo Ballvê registra 12 casos de Covid-19 e aulas são suspensas até sexta-feira, em Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

Ao todo, foram contabilizados casos em mais três instituições de ensino do Município

Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

Quatro escolas municipais confirmaram casos de Covid-19, em Caxias do Sul. Os registros foram realizados pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) e pela Vigilância Epidemiológica nesta quarta-feira (12/05). A maioria das notificações se concentram na Arnaldo Ballvê, que possui 12 casos. O restante é nas instituições Villa Lobos (dois casos), Tancredo Neves (um caso) e Santo Antônio (um caso).

Devido ao alto número de ocorrências, as aulas presenciais na escola Arnaldo Ballvê estão suspensas até sexta-feira (14/05). Os estudos serão realizados à distância. Nas outras é mantido o ensino presencial. Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a titular da pasta de Educação, Sandra Negrini, afirma que terá uma reunião no final da semana para decidir sobre o retorno dos alunos. O encontro terá presença de funcionários da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da SMED e possivelmente de representantes da instituição. Também ficará definida quais ações realizar para futuros casos na rede municipal. Ela afirma que terá uma reunião com o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) no dia 14 de maio, pela tarde, para apresentar o trabalho da Smed no contingenciamento de infecções nas escolas.

Segundo a Prefeitura, “os casos estão sendo monitorados e as providências tomadas conforme a Nota Informativa 27 CEVS/COE/SES-RS, na qual constam as orientações de monitoramento e controle da infecção humana pela covid-19 nas instituições de ensino.”. Sandra coloca que podem ter ocorrido falhas nos protocolos sanitários, mas é um trabalho que está em verificação pela Vigilância Sanitária. O próximo passo é observar se houve um contágio interno ou externo.

A Escola Arnaldo Ballvê foi visitada, na manhã desta quarta-feira (12.05), pela Diretora Administrativa da Secretaria Municipal da Educação, Sandra Kuhn, e o Diretor Financeiro Marcos Antonio da Silva, que foram recebidos pelos coordenadores da escola, Ruimar José Romanini e Maria Cristina Gazzi, respectivamente. Fez parte do encontro, ainda, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Silvana Piroli. Após retorno da reunião, os diretores da Secretaria passaram informações, para a secretária Sandra Negrini, sobre o número de professores afastados até a manhã desta quarta-feira.  A titular da pasta afirma que, em um dos casos, uma professora apresentou sintomas na última terça-feira (04), no segundo dia de retomada do ensino municipal. A partir do rastreamento, houve a confirmação de que ela estava com a Covid-19 e de que a infecção foi contraída fora do ambiente escolar.

A reportagem da Tua Rádio São Francisco tentou contato com representantes da escola municipal Arnaldo Ballvê para uma fala sobre o tema. Até o fim desta matéria não houve retorno da instituição.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais