Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Frente Parlamentar Cristã é criada em Caxias do Sul para valorizar contribuições sociais das igrejas

por Alice Corrêa

Vereador Calebe Garbin/PP destaca importância de ações sociais realizadas por igrejas e propõe debates sobre valores cristãos no município.

Foto: Vitor Ló

Caxias do Sul passa a contar com a Frente Parlamentar Cristã, aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes durante sessão nesta semana. O anúncio foi feito pelo vereador Calebe Garbin (PP) em entrevista à Tua Rádio São Francisco, onde ele explicou os objetivos e a importância dessa nova frente para a cidade.

De acordo com Garbin, a Frente Parlamentar Cristã busca valorizar o trabalho social já realizado por diversas igrejas locais, tanto católicas quanto evangélicas. Ele ressaltou que instituições religiosas têm cumprido papéis fundamentais onde o Estado, muitas vezes, não consegue chegar, como na assistência a pessoas em situação de rua, dependentes químicos e em hospitais de caridade.

“A ideia é reconhecer o esforço dessas igrejas e fortalecer ações que já acontecem, além de fomentar princípios cristãos essenciais, como a valorização da família, a proteção da vida e o respeito ao Estado Democrático de Direito", explicou o vereador.

Garbin também falou sobre o compromisso da frente em discutir e defender a liberdade religiosa, alertando para os crescentes ataques à fé cristã, especialmente através de manifestações que desrespeitam símbolos sagrados. "Temos o direito de debater e garantir que as liberdades consagradas pela Constituição, como a liberdade religiosa, sejam respeitadas", afirmou.

A Frente Parlamentar Cristã será composta por vereadores que manifestarem interesse até o final do mês de fevereiro. Embora ainda seja um grupo em formação, Garbin destacou que qualquer vereador pode ingressar ou sair da frente conforme seu interesse ao longo do tempo.

Além de valorizar as ações das igrejas, a frente buscará promover debates sobre temas como a convivência harmoniosa entre diferentes religiões, abordando o respeito entre crenças e a importância de preservar os princípios cristãos que, segundo Garbin, são fundamentais para a construção da sociedade como a conhecemos hoje.

A criação dessa frente ocorre em um contexto em que o número de cristãos, especialmente evangélicos, em Caxias do Sul, é significativo, com estimativas que giram entre 60 mil e 80 mil pessoas, o que reforça a necessidade de representatividade para essa parcela da população. O vereador concluiu convidando a comunidade para se engajar nas futuras audiências e seminários, que serão realizados para discutir esses temas com a sociedade.

“Essa frente não é apenas para cristãos, mas para todos os cidadãos de Caxias do Sul. A laicidade do Estado deve ser respeitada, mas isso não impede que valores cristãos, que são um alicerce da nossa cultura, sejam debatidos e valorizados", finalizou Garbin.

Manifestações de alguns parlamentares

O vereador Edson da Rosa/Republicanos, ao parabenizar os colegas Caleb e Pedro pela iniciativa de unificar a Frente Parlamentar Cristã, destacou a importância do respeito e da harmonia entre diferentes crenças e ideologias dentro da Casa Legislativa. Ele enfatizou a relevância de tratar questões que envolvem a religião com seriedade, como o vilipêndio, e reconheceu que a convivência pacífica entre as diversas religiões na cidade, exemplificada pelo Monumento à Bíblia e o Monumento a Ogum, é possível. O parlamentar também defendeu a liberdade de expressão política dentro do parlamento, argumentando que cada vereador deve poder levantar bandeiras que representam os interesses de seus eleitores, respeitando a pluralidade de ideias e contribuindo para o fortalecimento do debate democrático.

A vereadora Andressa Marques/PCdoB, ao declarar seu voto favorável à criação da Frente Parlamentar Cristã, ressaltou a importância da paz, da não-violência e da tolerância religiosa, elementos essenciais em tempos de crescente intolerância. Ele citou o discurso de outros parlamentares, como o vereador Edson da Rosa, e enfatizou que o respeito mútuo entre diferentes crenças, como as de matriz africana, espírita, católica e evangélica, é fundamental para a convivência harmoniosa. "Sempre busquei respeitar os espaços religiosos e nunca usei esses ambientes para discutir política", afirmou, destacando sua convicção na importância do diálogo respeitoso. A parlamentar reforçou que continuará a apoiar iniciativas que promovam o respeito às diversas manifestações culturais e religiosas, desde que não prejudiquem outras pessoas, e parabenizou os colegas pela criação da frente, comprometendo-se a colaborar no fomento à paz e à tolerância entre os cidadãos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais