Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Manifestação contra governo federal reúne 40 mil pessoas em Caxias

por Eduardo Borile Junior

Conforme BM, protesto foi pacífico e no término, uma bandeira vermelha foi queimada com consentimento dos manifestantes.

Concentração ocorreu na Praça Dante Alighieri, no centro de Caxias do Sul.
Foto: Eduardo Borile Junior | Rádio São Francisco SAT

A manifestação popular, que tinha como alvo o governo federal, o ex-presidente Lula, o Partido dos Trabalhadores (PT) e a corrupção, reuniu milhares de pessoas no centro de Caxias do Sul, na tarde deste domingo (13), conforme estimado pela Brigada Militar. A passeata, conduzida por um caminhão de som, iniciou por volta das 15h30 na Praça Dante Alighieri, e percorreu a Avenida Júlio de Castilhos, seguiu pela Rua Feijó Junior e retornou à Praça pela Rua Sinimbu.

Com camisetas amarelas, bandeiras em mão, cartazes, faixas e “pixulecos” (bonecos infláveis em alusão a Dilma e Lula que estavam sendo vendidos por ambulantes, na rua) a multidão fez o percurso em aproximadamente uma hora.  De acordo com o Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ronaldo Buss o protesto foi pacífico.

Conforme o coordenador municipal do Movimento Brasil Livre, Beto Maurer, a expectativa de público foi superada. Segundo ele a iniciativa que tem como principal objetivo o impeachment da presidente Dilma reuniu cerca de 60 mil pessoas. No início da noite deste domingo, a Brigada Militar atualizou o número de manifestantes para 40 mil pessoas. Assim, os organizadores estimaram 80 mil. Ao final do protesto, no término do discurso, um dos líderes do Movimento, Rodrigo Ramos, apresentou à multidão uma bandeira vermelha com uma estrela branca e, em cima do caminhão de som, pediu aos manifestantes se queriam queimá-la (veja em fb.com/rdsaofrancisco).

A presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Caxias do Sul, Silvana Pirolli, avaliou a manifestação como seletiva. Segundo ela não somente o PT, mas todos os demais partidos devem ser respeitados.

O protesto ainda manifestou apoiou ao trabalho do juiz Sérgio Moro, da Polícia Federal e às ações da Operação Lava Jato. Em alusão ao desemprego e ao apoio à presidente Dilma, os líderes do Movimento Brasil Livre criticaram o deputado federal Pepe Vargas, o prefeito municipal Alceu Babosa Velho, os vereadores de Caxias, o Sindicato dos Metalúrgicos e seu principal representante Assis Melo.

Foram criticados também o horário das sessões da Câmara Municipal e o valor da construção do novo Centro de Atenção ao Turista, na Praça Dante Alighieri. Figuras políticas e parlamentares municipais, trajados a rigor, marcaram presença na manifestação, reunidos junto à multidão. Com o apoio dos manifestantes, a bandeira vermelha foi queimada no término do discurso. Uma mulher que ajudava na queima quase se feriu na ação.           

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais