Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Vida
10:00:00
 
 

Frasle e UCS consolidam parceria de pesquisa para aplicação de novos materiais em autopeças

por Pablo Ribeiro

Com o uso da nova matéria-prima, foram identificados ganhos significativos em custo de materiais, otimização de processos de fabricação e maior desempenho em durabilidade do produto, além de redução dos impactos ambientais

Foto: Bruno Zulian/UCS/Divulgação

A Frasle Mobility, que faz parte da Randoncorp, e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) consolidam um modelo de cooperação adotado para o desenvolvimento de novas tecnologias e novos materiais. Realizado na última segunda-feira (13/11), o 1º Simpósio de Materiais Avançados, promovido pela UCS e que integrou a 2ª Feira Brasileira do Grafeno, em Caxias do Sul, foi o espaço para a apresentação da parceria. No painel de encerramento do Simpósio, ‘Frasle Mobility & UCSinova: inovação para uma vida em movimento’, foram apresentados detalhes da cooperação.

O painel teve a presença do diretor de Engenharia e Vendas OEM da Frasle Mobility, Alexandre Casaril, e do diretor superintendente de Tecnologia Avançada da Randoncorp, César Augusto Ferreira. Integraram o debate, ainda, o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Leonardo Rech, a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Universidade, Neide Pessin, e o coordenador do Projeto, Robinson Carlos Dudley Cruz.

Por meio do acordo, assinado em 2017, a Frasle Mobility buscou na UCS, que atua como Instituto de Ciência e Tecnologia, uma parceria estratégica para o projeto que previa o desenvolvimento de uma nova matéria-prima com potencial de aumentar a competitividade dos produtos de fricção da marca Fras-le. Até este momento, as pesquisas comprovaram a viabilidade da aplicação em produtos destinados ao mercado ferroviário. Com o uso da nova matéria-prima, cujo projeto contém detalhes sigilosos de propriedade intelectual, foram identificados ganhos significativos em custo de materiais, otimização de processos de fabricação e maior desempenho em durabilidade do produto, podendo chegar a um TCO (Total Cost of Ownership) cerca de 30% melhor para o cliente final.

Outro destaque, que evidencia a sustentabilidade ambiental como pilar de negócio da Frasle Mobility, é a redução dos impactos ambientais da nova tecnologia. A análise do ciclo de vida do produto, realizada com auxílio de empresa especializada, mostrou uma redução superior a 40% na pegada de carbono em comparação com o que o mercado utiliza atualmente. A análise levou em conta aspectos como matérias-primas utilizadas na concepção do produto, processos de fabricação, logística de distribuição e taxa de desgaste de componentes.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 2,6 milhões no projeto. A empresa dedicou mais de 3 mil horas de seus colaboradores em pesquisas, prototipagem, testes, geração de resultados do produto e aplicação do mesmo em frotas, envolvendo 12 profissionais. Enquanto os pesquisadores ligados à Universidade focaram na geração de informações fundamentais sobre a nova matéria-prima, as equipes de engenharia de produtos da Frasle Mobility concentraram-se no desenvolvimento de um produto e na aplicação em campo para potencializar a competitividade e mensurar a performance e os benefícios ambientais da iniciativa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais