Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Plenário da Câmara municipal lota em sessão solene que homenageou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais

por Alberto Meneguzzi

Sindicato comemorou 53 anos de existência no último dia 27 de abril

50 anos da carta sindical e 53 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais: homenagem na Câmara de vereadores
Foto: Vania Espeiorim

Cerca de 170 pessoas lotaram o plenário do Legislativo para homenagear a entidade que festeja neste ano as cinco décadas de sua Carta Sindical e os 53 anos de atuação na cidade.

Proposta pelo vereador Raimundo Bampi/PSB, que já presidiu o Sindicato, a distinção contou com a aprovação dos demais parlamentares.

O  Sindicato conta com 3 mil sócios. Em termos de atuação, segue lutando pelos direitos do homem e da mulher do campo e por mais atenção por parte dos poderes públicos. O vereador Raimundo Bampi, ex-presidente do Sindicato, no seu pronunciamento, também informou que, a contar de ontem, dia 27 de abril,  a entidade passou a adotar uma nova razão social: Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul.

Atualmente, a entidade é presidida por Rudimar Menegotto, que se manifestou em agradecimento ao Legislativo.  O dirigente estendeu a gratidão a diretorias e funcionários antigos e atuais, e compartilhou a distinção especialmente com os produtores rurais.

Representando a Assembleia gaúcha, acompanhou a solenidade o deputado estadual Elton Weber.

O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Arai Horn, cumprimentou a entidade em nome do prefeito Alceu Barbosa Velho.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul começou sua trajetória em 27 de abril de 1962, numa reunião de agricultores no Salão Paroquial do bairro Santa Catarina, onde foram fundados dois sindicatos: o Sindicato dos Pequenos Proprietários Rurais, geralmente formado pelos pais; e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais sem Terra, composto pelos filhos.

À época, havia o entendimento do Ministério do Trabalho, ao qual os sindicatos de trabalhadores eram atrelados, de que ambos pertenciam a categorias diferentes. Porém, posteriormente, o próprio Ministério reconheceu que eram de trabalhadores rurais e, portanto, pertenciam para a mesma categoria. Expedida em 24 de agosto de 1965, a Carta Sindical do Ministério do Trabalho já constava com a nomenclatura Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais