Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Advogada do projeto Mais Marias diz que Garibaldi tem rede de apoio à mulher que sofre de violência

por Denise Furlanetto

Advogada Marciana Magni explica essa rede

Foto: Divulgação

Nos primeiros 20 dias do ano, a Serra registrou quatro feminicídios, sendo três deles em Caxias do Sul. Em Garibaldi, no fim de semana, Claudete Mausolf, 24 anos, foi morta no bairro São José, e o ex-companheiro foi preso por suspeita do crime. Para tentar evitar casos como esse, uma rede de apoio presta atendimento e dá suporte a vítimas de violência doméstica.

Em Garibaldi, a rede de vigilância da violência existe desde 2010, através do Programa de Vigilância da Violência da Secretaria Municipal de Saúde, coordenado pela enfermeira Rose Foppa. A rede é formada por profissionais ligados às áreas de saúde, assistência social, segurança pública, direito, educação, conselho tutelar, promotoria e Hospital.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB, Marciana Magni explica como funciona a rede de apoio em Garibaldi e também sobre o projeto Mais Marias. “O caminho legal para quem sofre violência é fazer um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia pedindo a Medida Protetiva ou Brigada Militar quando o fato está perdendo controle. Existe casa de passagem, onde a mulher pode ficar abrigada em situação mais séria e para ficar isolada do agressor. Paralelo a isso tem as outras entidades como Creas para atendimento psicológico e outros encaminhamentos. Existe o Mais Marias  que é um projeto social da Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção Garibaldi/Carlos Barbosa que possui advogadas que estão disponíveis para auxiliar a mulher”, diz Marciana.

Conforme a advogada a legislação é rígida no Brasil para o feminicídio. Trata-se de um crime hediondo, mas no Brasil ainda impera o machismo e não se alcançou uma efetividade  de respeito para  evitar essas mortes pela questão de gênero.

A advogada também alerta às mulheres para que tomem consciência de não aceitar relacionamentos abusivos.

A violência doméstica e familiar contra a mulher é uma violação dos direitos humanos e acontece com frequência. No Brasil, a Lei Maria da Penha prevê cinco tipos:

1. Violência física: condutas que ofendam a integridade ou saúde corporal.

2. Violência psicológica: condutas que causem danos emocionais e diminuição da autoestima, prejudiquem e perturbem o desenvolvimento, ou degradem e controlem ações, comportamentos, crenças e decisões.

3. Violência sexual: condutas que obriguem a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.

4. Violência patrimonial: condutas que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

5. Violência moral: condutas que configurem em calúnia, difamação ou injúria.

 Denúncias podem ser feitas pelo 180.

As vítimas na Serra em 2023

Elen Varela da Silva, de 26 anos
:: Foi morta com um disparo de arma de fogo no bairro Centenário, em Caxias do Sul, sexta-feira (19) à noite.
:: Segundo a Polícia Civil, a mulher foi assassinada com um tiro na cabeça. Uma testemunha afirmou à polícia que o autor seria o ex-companheiro da vítima

Naiara Ketlin Pereira Maricá, 18 anos
:: Crime ocorreu na madrugada do dia 1º de janeiro.
:: A vítima foi estuprada e morta no bairro Esplanada, em Caxias

Juliana Denise Ferreira, 39 anos
:: No dia 6 de janeiro, foi morta a golpes de machado pelo companheiro, João Batista Silva de Souza, 58
:: O assassino se suicidou na sequência

Claudete Mausolf, 22 anos
:: Foi morta no bairro São José, em Garibaldi, entre a noite do último sábado (21) e a madrugada de domingo (22)
:: Segundo o delegado Marcelo Ferrugem, Claudete teria sido assassinada pelo seu companheiro Éderson da Costa que não aceitava o fim do relacionamento. Ele foi preso em flagrante na manhã de domingo, no município de Barão.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais