Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Diversas pessoas estão apresentando sintomas gripais em Garibaldi

por Grasiela dos Reis

Saiba como prevenir

Foto: Divulgação

Postos de Saúde, PAM e hospital São Pedro estão recebendo muitos pacientes com sintomas gripais. Na semana passada, o hospital contava com 62 pessoas internadas devido as doenças respiratórias que estão um pouco mais intensas neste ano, devido a estas contantes mudanças de temperatura e frio intenso. Também na semana passada, um paciente internou com suspeita H1N1, mas que não se confirmou, após o diagnóstico da coleta de exames.

A infectologista, coordenadora do Comitê de Imunizações da Sociedade Brasileira de Infectologia e assessora técnica do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Lessandra Michelin, explica a diferença entre resfriado e gripe, acompanhe em escute a notícia.

 

Algumas pessoas mesmos tendo tomada a vacina estão ficando doente. A médica diz que quem é vacinado terá um quadro sempre menos grave.

Quais os sintomas?

A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

As crianças com idade entre um e cinco anos são as principais fontes de transmissão dos vírus na família e na comunidade, sendo que podem eliminar os vírus por até três semanas. A vacinação contra é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza e suas complicações.

Com o objetivo de evitar a transmissão do vírus, neste período do ano, em que as pessoas podem ser acometidas por resfriados, gripes e outras doenças respiratórias, é preciso tomar algumas medidas.

REFORÇANDO AS MEDIDAS:

- Lavar as mãos com água e sabão ou, ainda, álcool 70%, principalmente após tossir e espirrar;

- Utilizar lenços descartáveis;

- Deixar o ambiente sempre ventilado;

- Cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres;

- Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão;

- Evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais