Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Secretária de Saúde fala sobre a presença do mosquito transmissor da dengue em Garibaldi

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Classificação como 'infestado' vem desde 2013, devido à dez focos do Aedes Aegypti

Secretária de Saúde, Simone Agostini de Moraes
Foto: Arquivo Rádio Garibaldi

Garibaldi passou a integrar a lista de município infestados para a dengue em 2013, quando foram localizados 10 focos do mosquito Aedes Aegypti. De 2013 até este ano, os focos vem diminuindo, mas não eliminados por total. Para que Garibaldi saia desta classificação de infestado terá que ficar um ano sem nenhum foco desse mosquito que é transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, o que ainda não se conseguiu. Por isso todo o cuidado é pouco.

De acordo com relatório apresentado pela secretária de Saúde, Simone Agostini de Moraes, em entrevista à Rádio Garibaldi no mês de janeiro, as ações precisam ser permanentes para evitar a proliferação do mosquito. São dez agentes que diariamente trabalham a campo para verificar algum foco e fazer a coleta de larvas e saber qual o tipo de mosquito que está circulando em nosso município. Mas o alerta é que toda a população colabore, fazendo a sua parte verificando o seu redor.

Foram 3.534 amostras coletadas no ano passado e foram localizados dois focos do Aedes Aegypti, em março e junho. Em 2015 foram cinco casos suspeitos de dengue, sendo que dois deram positivo para a doença, de pessoas que contraíram o vírus durante viagens a Rondônia e Mato Grosso. Até o momento não se tem notícia de casos autóctones, ou seja de pessoas que contraíram a dengue no próprio município de Garibaldi.

Confira a fala da secretária Simone clicando no link "Escute a notícia".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais