Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Investimentos em logística marcam penúltimo ciclo de debates sobre alternativas para o RS em Garibaldi

por José Carlos Cichelero

Seminário recebeu quase 300 lideranças classistas, empresariais e políticas das regiões da Serra, Encosta Superior do Nordeste e Campos de Cima da Serra

Foto: Divulgação

O ciclo de debates Pra Fazer Acontecer chegou na sexta-feira, 26/11, a Garibaldi, na Serra Gaúcha. O evento percorre o Estado colhendo contribuições do setor produtivo e da sociedade civil para a formulação do plano de governo do Progressistas, que tem o senador Luis Carlos Heinze (PP) como pré-candidato a governador do Rio Grande do Sul. 

Suprapartidário e aberto à sociedade, o seminário recebeu quase 300 lideranças classistas, empresariais e políticas das regiões da Serra, Encosta Superior do Nordeste e Campos de Cima da Serra, no CTG Sentinela da Serra. Este foi o oitavo e penúltimo debate da série — o último encontro está marcado para sexta-feira, dia 3 de dezembro, às 19 horas, em Uruguaiana, com a participação de líderes da Fronteira Oeste e Sudoeste do Estado.

Contribuições

Gilberto Pedrucci, diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, destacou que as sugestões da entidade já estão contempladas pelo plano de governo do pré-candidato. "Estamos motivados pois Heinze está sintonizado com as necessidades da população e da indústria. Somos uma terra de empreendedores e trabalhadores. Não precisamos de favores. Precisamos de incentivos e estímulos a produção," defendeu.   

Presidente da MobiCaxias – Associação Mobilização por Caxias do Sul, Rogério Rodrigues, destacou a necessidade de investimentos em infraestrutura, redução de custos logísticos e comemorou a construção do Porto Meridional, em Arroio do Sal.

Enólogo e viticultor, Jocimar Berlatto defendeu a valorização da produção nacional de uvas, que luta há anos pelo aumento de R$ 0,03 no quilo do produto. "Percebemos em Heinze a atenção que precisamos para o agronegócio e para a viticultura."

Carlos Bianchi, vice-presidente da Câmara da Indústria e Comércio de Garibaldi, ressaltou o importante trabalho de obras e melhorias que vinha sendo realizado no município pelo então prefeito e vice, Alex Carniel e Sérgio Chesini (PP).

Infraestrutura e logística

No encontro, Heinze destacou os investimentos iniciados há três anos em um projeto, que começou "há mais de 200 anos, desde a época do imperador Dom Pedro II", do Porto Meridional, em Arroio do Sal. "O custo da logística hoje é de mais de 20% da produção. Empresas da Serra Gaúcha foram embora por conta da falta de investimentos no setor. Neste instante, essa obra, sonho, se torna realidade," comemorou o pré-candidato ao governo.  

Ele ainda ressaltou o panorama geral do trabalho que vem desenvolvendo nos últimos anos no Senado Federal, sobretudo em relação à infraestrutura. “Vamos colher todas essas ideias e reuni-las no nosso plano de governo. As carências do Estado serão resolvidas com trabalho do governo, investimentos em logística e participação do setor produtivo.”

Presenças

O evento contou com a participação do vice-prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, da presidente da Câmara, Márcia Pedersetti; do presidente do Diretório Estadual do Progressistas, Celso Bernardi; do presidente do Diretório Municipal, Valério Mayer; do presidente dos Jovens Progressistas RS, Luís Vicente Aquino, um dos organizadores da atividade; dos deputados federais Afonso Hamm e Covatti Filho; do deputado estadual Sérgio Turra; além de pré-candidatos a deputado, prefeitos, vereadores e secretários da região.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais