Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Claudia Schiedeck lança pré-candidatura a deputada federal

por Denise Furlanetto

Pré-candidato do PT ao governo, Edegar Pretto, participou do lançamento em Garibaldi

Foto: Rafael Stedile

Reforçando o compromisso com a defesa da educação, a professora Claudia Schiedeck teve a sua pré-candidatura a deputada federal, pelo Partido dos Trabalhadores, lançada na noite deste sábado (09), em Garibaldi. O evento aconteceu no Clube 31 de Outubro, onde passaram os pré-candidatos a deputados estaduais petistas, Pepe Vargas, Stela Farias, Margarete Simon Ferretti e Helenir Schurer; e Edegar Pretto, pré-candidato do PT ao governo gaúcho.  

Claudia foi reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul de 2009 a 2016 e comandou a construção de 12 novos campi em todo o estado. Ao deixar a gestão, o IFRS contava com 17 campi, mais de 2000 servidores e 20 mil alunos matriculados.

Em seu discurso, Claudia agradeceu a todos que a apoiaram e ajudaram a tornar possível a sua pré-candidatura. Ao lado de sua mãe, Selma Schiedeck, professora aposentada, disse que tem uma história especial com todas as pessoas que participaram do momento e a região. Lembrou que a ideia de disputar uma vaga na Câmara Federal nasceu dos últimos quatro anos, e que tem visto, desde então, a educação sendo diminuída, os alunos com dificuldade de receberem bolsas e as instituições mendigando emendas parlamentares para poderem fazer investimentos em seus campus.

“Isso me motivou, para representar a educação profissional. Minha pré-candidatura nasceu dessa vontade coletiva que as pessoas me colocaram, e que pediram que eu pudesse representar. Assumo compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade. E o compromisso com o desenvolvimento regional e do nosso Rio Grande. Um desenvolvimento que precisa, sim, do olhar do Estado, com todas as suas políticas públicas. A gente precisa garantir que as pessoas tenham uma vida digna, alimentação, saúde e educação”, pontuou.

O pré-candidato Edegar Pretto relatou que estava feliz e honrado pelo convite e pela oportunidade de estar novamente na Serra Gaúcha, para um momento especial. Em sua fala, disse que, assim como os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, o senador Paulo Paim, e tantas outras lideranças do partido, estará na torcida e fará o que estiver ao seu alcance para que o Brasil tenha Claudia Schiedeck como deputada federal. “Nós viemos da luta camponesa, da luta das mulheres, do chão da fábrica, da rebeldia da juventude. Nós não sucumbimos e estamos muito organizados”, celebrou. 

Edegar Pretto ainda informou que segue conversando com os partidos do campo progressista, e que há um desejo da base de que as siglas estejam juntas já no primeiro turno. No dia 24 de julho ocorre a convenção da federação Brasil da Esperança (FE Brasil), que homologará o nome de Edegar Pretto como candidato a governador do Estado. 

Entre os participantes do evento estavam Marlene Marsango, coordenadora regional do PT; Fábio Rambo, presidente do PT de Garibaldi; representantes do CPERS Sindicato, militantes, dirigentes partidários e de movimentos populares. A ex-presidente Dilma Rousseff, os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, o senador Paulo Paim e o deputado federal Henrique Fontana enviaram mensagem em vídeo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais