Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Governador chama atenção da Serra Gaúcha quanto ao aumento de hospitalizações para a Covid-19

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

Depois de uma rodada totalmente em bandeira laranja (risco epidemiológico médio), o mapa preliminar do Distanciamento Controlado volta a ter uma região em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto).

A 22ª rodada, cujo mapa preliminar foi divulgado na sexta-feira, 2 de outubro, traz a região Covid de Santa Maria em bandeira vermelha.

Em queda na semana passada, o número de novas hospitalizações no Estado cresceu 6% nas últimas duas semanas, de 793 para 840. A quantidade de leitos livres, que também havia crescido, reduziu novamente – de 684 para 659 (4%). O número de óbitos ficou praticamente estável entre as duas últimas quintas-feiras, caindo de 273 para 272.

A equipe que monitora o modelo atenta para o elevado crescimento de novos registros de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias na região da Serra.

Os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias aumentaram 36%, passando de 66 para 90 na macrorregião. Com relação a SRAG, enquanto há 7 dias atrás havia 74 internados, a quantidade de pacientes diminuiu para 68 no último dia.

No caso de leitos clínicos, o número de pacientes passou de 69 para 52, uma redução de 25%. E com relação aos internados por Covid-19 em leitos de UTI, o aumento foi de 4%, passando de 51 para 53 pacientes.

O indicador relacionado a capacidade de atendimento piorou levemente no comparativo entre as semanas, porém permanecendo em bandeira vermelha. Assim, o percentual de pacientes confirmados para Covid-19 em leitos de UTI, com relação aos leitos livres, aumentou.

Enquanto na semana passada havia 1,49 leitos de UTI livres para cada leito de UTI ocupado por paciente
Covid-19, nesta semana o indicador passou para 1,45.

No comparativo do número de leitos livres de UTI no último dia para atender Covid-19 entre as duas quintas-feiras, verifica-se um pequeno aumento no número de leitos de UTI livres para atender Covid-19, passando de 76 para 77, fazendo com que o indicador tenha atingido bandeira amarela.

Portanto, com as variações nos números de internados e na velocidade do avanço da doença, os dois indicadores macrorregionais que mensuram número de pacientes internados em UTI (por SRAG ou Covid-19) e o indicador de internados em leitos clínicos (Covid-19) obtiveram bandeira amarela.

Os indicadores de capacidade de atendimento e de mudança na capacidade de atendimento, mensuradas pela macrorregião, obtiveram bandeira vermelha e amarela, respectivamente.

Fonte: CIC de Garibaldi

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais