Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Devido à falta de chuva, Prefeitura de Caxias vai decretar estado de emergência no interior

por Isadora Helena Martins

Medida deve-se aos prejuízos causados pela estiagem, incluindo a falta de água para consumo humano

Foto: Divulgação / Bianca Prezzi

A partir de relatos apresentados pelos subprefeitos, em reunião na tarde desta segunda-feira (03), a Prefeitura de Caxias do Sul publicará decreto de emergência especificamente para a área rural em função dos graves danos já causados pela estiagem. De acordo com as informações dos nove subprefeitos e do coordenador do 1º Distrito, a situação é crítica, principalmente, pela falta de fontes de água para os animais e pelos prejuízos na produção agrícola.

Em algumas regiões do município ocorre, até mesmo, falta de água para consumo humano, já que parte do interior não tem atendimento por redes de abastecimento do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). A maioria destes moradores tem como alternativa a água retirada de poços artesianos, mas que têm apresentado recuo significativo nas últimas semanas. Há casos em que a água existente já não é mais potável para consumo.

Para amenizar a situação destas comunidades, o Samae intensificará a distribuição de água por meio de caminhões-pipa, medida historicamente já adotada. Um dos entraves para ampliar este serviço é que boa parte dos moradores do interior não tem caixa de água ou as tem em volumes muito pequenos.

Ainda durante a reunião ficou definido que os subprefeitos deverão apresentar até quinta-feira (06) um levantamento dos prejuízos econômicos e, principalmente, os danos humanos para dar sustentação ao decreto. A Prefeitura também iniciará, por meio da Secretaria de Gestão e Finanças, tratativas junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional para a liberação de recursos a fundo perdido para aquisição de produtos, como tubos para redes de água, que melhorem as condições de infraestrutura das comunidades do interior.

Caso haja reconhecimento e homologação pelo governo do Estado e pela União, o decreto abre a possibilidade de o produtor prejudicado solicitar a prorrogação do pagamento de financiamentos e o Município adquirir insumos e produtos com dispensa de licitação para atender, especificamente, necessidades da região delimitada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais