Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Pensando Bem: marcados pela imperfeição

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi

Frei Aldo Colombo explica que o caminho para a harmonia e felicidade está em sermos generosos no perdão

Foto: Ilustrativa

No programa "Pensando Bem" desta segunda-feira, 26/06, Frei Aldo Colombo fala que possuímos muitas limitações e defeitos. Precisamos reconhecer que não é somente o outro que erra ou falha, mas nós também. Sendo assim, devemos ser generosos no perdão. Este é o caminho, o segredo para harmonia e felicidade:

"Sem maiores problemas, o dia a dia nos ensina que carregamos defeitos e caminhamos com imperfeitos. Para os nossos defeitos, arranjamos desculpas, mas em relação aos dos outros, somos exigentes. Não se trata de atitude pessimista, mas real. Esta atitude não é de hoje, já no Jardim Terreal, Adão quis ser como Deus e recusou a limitação.

O pai pode ser um bom administrador, mas é um desastre em boas maneiras. A mãe cozinha mal, mas cuida muito bem da limpeza. Alguém pode ser um músico de renome, mas bebe; o outro é desleixado no trajar, mas entende tudo de computação. Alguém pode ser um bom alfaiate e mentir muito, outro escreve textos bonitos, mas é invejoso. A lista segue: é um bom pintor, mas atrasa a obra; é um excelente treinador, mas procura abafar os jogadores talentosos. É a contradição humana.

Santa Catarina de Sena dizia: Deus nunca dá a um só todos os dons, nem deixa alguém sem nenhum dom; isto é para que aprendamos a partilhar.

São Francisco de Assis, ele mesmo um ícone de perfeição, considerava-se idiota e pecador. Na obra Espelho de Perfeição faz o retrato falado do Frade Perfeito. Ele deveria reunir em si estes dons: a Fé de Frei Bernardo, a Simplicidade do Frei Ângelo, a Sinceridade de Frei Masseo, a Contemplação de Frei Gil, a Oração, de Frei Rufino, a Paciência do Frei Junípero, a Consciência Critica de Frei João e Força física de Frei Lúcio.

Os pais desejam a perfeição nos filhos, mas acabam contentando-se com a boa vontade. O ideal está sempre longe do real. Mas é igualmente nocivo o pensamento: eu sou assim mesmo! A história aponta pessoas que superaram suas limitações. Mas também está cheia de pessoas conformadas, que viveram e morreram na mediocridade. As justificativas são muitas: agora é cedo demais, depois: agora é tarde demais...

O projeto de Jesus é exigente: Sede perfeitos como Pai do céu é perfeito. (Mt 5,48) Esta proposta assusta. Mas se continuamos lendo encontraremos uma luz: sede perfeitos - como meu Pai do céu é perfeito - na Misericórdia.

Deus tem paciências infinitas conosco e com nossas limitações. Tem um projeto muito severo, mas abre sempre a porta da misericórdia. E não quer nos deixar mal. No Pai Nosso rezamos: perdoai-nos assim como nós perdoamos! Porque conhecemos nossas limitações e defeitos, sejamos generosos no perdão. Este é o caminho, o segredo para harmonia e felicidade".

Acompanhe o programa completo no link, "Escute a Notícia".

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais