Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

O dia é de Combate ao Fumo

por João Paulo Deluca

Alunos da EMEF Pedro Cattani apresentam resultado de pesquisa realizada na família

Foto: José Carlos Cichelero

Esse 29 de agosto é de reflexão sobre o fumo. O dia é Nacional de Combate ao Fumo. Em Garibaldi, a Escola Municipal de Educação Fundamental Pedro Cattani desde 2002 vem realizando o projeto “Pare de Fumar, você consegue” que teve início com a professora, hoje aposentada, Eloísa Missiaggia Eccker.

São 16 anos que a escola trabalha neste sentido de conscientizar as pessoas sobre os malefícios do cigarro com o acompanhamento de outras professoras.

A atividade foi desenvolvida de forma integrada entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Os alunos do 5º ao 9º ano entrevistaram seus familiares e pessoas da comunidade, fumantes e não fumantes. O questionário foi tabulado pelos alunos do 9º ano A e B. De acordo com os dados levantados pelos estudantes, há fumantes em grande parte das famílias pesquisadas, o que eleva a presença de fumantes passivos, consequentemente.

Segundo a diretora este fumante passivo também está atingindo os alunos da escola. E através deste trabalho, de pesquisa, de conscientização tem se observado que os estudantes estão conseguindo influenciar seus familiares a se conscientizaram em diminuir ou abandonar o vício.

Esta pesquisa revelou também como forma de mensagem para que se evite o primeiro cigarro para não se tornar um viciado, diz Giovanna Mantelli. Complementando a informação, Louise Ferrari Tasca também diz que o cigarro às vezes é a porta de entrada para outras drogas:

Mesmo que os malefícios do cigarro sejam amplamente divulgados em campanhas nacionais de prevenção, o hábito ainda é responsável por uma em cada dez mortes no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). No Brasil, em 2015, 256.216 pessoas morreram por causas relacionadas ao tabaco, o que representa 12,6% dos óbitos de pessoas com mais de 35 anos. Ao contrário do senso comum, o câncer de pulmão não é a única consequência do tabagismo. Desse total de mais de 250 mil mortes em 2015, 35 mil foram vítimas de doenças cardíacas e 31 mil, de doenças pulmonares obstrutivas crônicas.

Benefícios de parar de fumar:

Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.

Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.

Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.

Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.

Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.

Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.

Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais