Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

“Feira das feiras” do setor moveleiro inicia nesta segunda

por Denise Furlanetto
Foto: Augusto Vasconcelos/Divulgação

Dois eventos similares, com apoio mútuo, reunindo no mesmo lugar oportunidades de negócios para toda a cadeia moveleira. Esse é o propósito da edição conjunta das feiras Fimma e Movelsul, que começa na segunda-feira (14) e segue até o dia 17 de março em Bento Gonçalves. Juntos pela primeira vez, os dois eventos vão reunir no Parque de Eventos do município toda a cadeia produtiva do setor moveleiro e da madeira, desde máquinas, tecnologia, design, serviços, insumos, acessórios e ferramentas – chegando ao fabricante de móveis e também para o varejo nacional e internacional. Estão confirmadas a presença de 500 marcas como expositoras em um espaço de 58 mil metros quadrados. 

A decisão de realizar as duas feiras de modo integrado é tratada pelos organizadores como pontual diante do momento de excepcionalidade em razão da pandemia. As duas programações ocorrem simultaneamente no mesmo parque, mas em espaços diferentes, onde o visitante será situado por meio de identificação visual em qual feira está localizado. 

No Parque de Eventos, cerca de 500 expositores devem apresentar suas novidades, produtos e serviços. A Fimma trará marcas de máquinas, insumos e acessórios. A Movelsul, por sua vez, contará com presença de marcas de mobiliário, design e decoração. Participam das feiras profissionais da indústria de móveis; fornecedores de máquinas, acessórios, ferramentas e matérias-primas; arquitetos; designers; varejistas e compradores estrangeiros. 

Tradicionalmente, os dois eventos são realizados em anos intercalados. A Fimma nos anos ímpares, sendo voltada à exposição de máquinas, matérias-primas e acessórios. A previsão era ter realizado o evento em abril do ano passado, mas os planos foram adiados pelas incertezas no ambiente de negócios provocado pela incerteza em relação à pandemia. Já a Movelsul ocorre nos anos pares, com expositores de mobiliário e decoração e não pôde ser realizada em março de 2020 em virtude do agravamento da covid-19 no planeta.  

De acordo com o presidente da Movelsul 2022 e do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Vinicius Benini, esse será o primeiro grande encontro do setor desde o início da pandemia, simbolizando a retomada de bons negócios, networking e iniciativas de inovação — palavras-chave para eventos de negócios. 

A expectativa é movimentar a economia: somente em exportações, o volume de móveis produzidos no polo de Bento Gonçalves com aumentou 57,9% em 2021, chegando a US$ 1 bilhão, o maior desempenho dos últimos anos. A tendência é que esta crescente se mantenha em 2022, impulsionado também pelos negócios firmados nas duas feiras.  

Para isso, as feiras terão Rodadas de Negócios Internacionais com compradores de 18 países-alvo para o setor moveleiro, como África do Sul, Espanha, França, Honduras, México, Panamá, entre outros. Também haverá o Lounge Internacional, uma sala VIP que servirá como ponto de apoio aos expositores que buscam sua internacionalização.  

—  Entendo que unir as duas feiras foi uma decisão muito acertada porque permite unir o setor de ponta a ponta. São duas grandes marcas do setor moveleiro e que, juntas, vão marcar a retomada dos eventos voltados a esse segmento. Vamos avaliar após o término dessa edição se vamos seguir com esse formato nos próximos anos. Particularmente, eu acho que a tendência será essa, mas é preciso avaliar com números e opiniões de todos os envolvidos  — afirma Benini. 

As duas feiras vão seguir os protocolos estabelecidos pelo governo do Estado para evitar o contágio pelo coronavírus, incluindo uso de máscaras durante o passeio. Em Bento, 77,5% da população já está com o esquema vacinal completo. Caso não chegue a 90%, o passaporte vacinal poderá ser exigido para os eventos. 

 

texto: Leonardo Portella/Pioneiro

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais