Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Diretora do documentário Legado Italiano fala dos cenários e da participação de garibaldenses na história

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

A paixão pelo vinho conduziu a carioca Márcia Monteiro a se interessar em construir uma história do produto no Brasil. Mas quando chegou a Serra Gaúcha, em 2012, percebeu que tinha muitas riquezas para explorar, mudando sua pauta para contar vários legados deixados pelos imigrantes italianos ao longo destes 145 anos através da música, da mulher imigrante, da religiosidade, do trabalho, capacidade de transformação do ferro e madeira, do talian e a gastronomia.

E assim surgiu o documentário Legado Italiano com cenários gravados na Serra Gaúcha e Vale do Caí no Rio Grande do Sul e no norte da Itália. A diretora diz que na Serra criou muitos vínculos e relações com as pessoas e assim começou a escrever roteiros. Foram tantas idas e vindas que até, brinca, foi convidada a fazer uma casinha e disse que se fosse escolher a terra, se instalaria na Estrada do Sabor.

Também baseou-se na obra de Remy Valduga que conta fatos da Imigração Italiana na região e do livro de Edy Debenetti e Ângela Perett com foco na religiosidade da região, especialmente na origem dos capiteis do interior. A Igreja Matriz São Pedro também entra na gravação com participação da arquiteta Iris Schmitt que foi responsável pelo projeto do restauro.

“As pessoas amam o lugar que moram, essa preciosa terra que foi o sonho dos antepassados que saíram do Norte da Itália em busca de um lugar para fazer sua vida e criar os filhos, continua presente entre as famílias e isso é observado que em cada lugar que você for, as casas, por mais simples que sejam, estão bem cuidadas, com lindos jardins, horta, um parreiral, enfim mostrando que essa terra tem um pertencimento”, diz Márcia.

O filme está disponível no site www.legadoitaliano.com.br, ao valor de R$ 14,90. Com o cupom “TURISMOGARIBALDI”, o acesso fica por R$ 9,90 e a promoção é válida até o dia 20 de fevereiro.

Dirigido por Marcia Monteiro, o documentário foi produzido pela Camisa Listrada, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Celeiro Produções e distribuição da empresa gaúcha Lança Filmes.  


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais