Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Festival Colonial Italiano de Garibaldi retorna e reúne cerca de três mil pessoas

por Denise Furlanetto

Nos dois dias do evento, público festejou a 34ª edição com gastronomia e música típicas

Foto: Bruno Milan

Ao celebrar a cultura da imigração típica italiana, o Festival Colonial de Garibaldi retornou com grande público aos Pavilhões da Fenachamp. Cerca de três mil pessoas passaram pela 34ª edição do evento que ocorreu no sábado, 21, e no domingo, 22. Farta gastronomia e atrações culturais garantiram a alegria do público.

O aniversário de 51 anos da Associação de Veteranos (AVG) foi celebrado no sábado, durante a abertura do evento. O presidente da Associação e um dos homenageados, Alvino Debiasi, lembra que a AVG surgiu para manter a união entre avós, filhos e netos e que a comunidade garibaldense sempre encarou o trabalho voluntário dos Veteranos com muito carinho. “Foi uma alegria celebrar o aniversário da Associação no dia em que voltamos a realizar o Festival, depois de dois anos de pandemia. Esta edição foi uma das melhores que presenciamos, o público estava feliz e confiante na credibilidade que a Associação construiu ao longo dos anos. Sem dúvida, mais um evento de sucesso para Garibaldi,” analisa.

A secretária de Turismo e Cultura, Melina Casagrande, lembra que o evento mantém o legado italiano e parabeniza os Veteranos pelos 51 anos de Associação e amizade. “O Festival é um grande evento e o cardápio elaborado pelos Veteranos é esperado por todos. A Associação é uma das mais tradicionais de Garibaldi e proporciona à comunidade, junto com a Prefeitura, este grande encontro da música, da gastronomia e do vinho”.

Além do farto cardápio do Festival, esta edição teve a presença das vinícolas Vaccaro, Santa Bárbara e Cave Darci Locatelli e o artesanato típico local, como a dressa (trança em palha de trigo), foi comercializado ao lado de produtos coloniais, com o apoio da Emater. A programação artística teve a participação do Grupo Sexta-Feira Alegre e da Banda Cavatappi, que alegrou o público com um repertório clássico e folclórico.

O Festival é uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e da Associação de Veteranos de Garibaldi (AVG). O evento conta com o das secretarias de Agricultura e Pecuária, Obras, Segurança e Mobilidade Urbana e da Emater/RS – Ascar.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais