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Organizadores fazem uma avaliação do Festival do Grostoli

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

Evento aconteceu em Garibaldi, dias 21, 22 e 23/04

Foto: Divulgação

Sucesso! Esta foi a palavra chave dos representantes da organização: prefeitura, Emater e Clubes de Mães ao fazerem uma avaliação do que foram os três dias de Festival do Grostoli  (21, 22 e 23 de abril). Participaram de entrevista no Comando Geral, a secretária de Turismo, Ana Pauline Mombach, a extensionista rural da Emater, Tatiana Finato e o presidente do Conselho Municipal da Agricultura, Luiz Martinelli.

Por trás de todo o sucesso, foram vários os fatores que colaboraram, diz a secretária de Turismo, um batalhão de pessoas trabalhando, comprometimento das nonas, dos nonos, das mães, dos jovens que se também se integraram; os três dias de sol; a segurança e alegria das músicas. Nenhum incidente foi verificado.

Os clubes de mães farão uma avaliação dentro da comunidade, reunindo-se para apontar os pontos positivos e o que são necessários para melhorar, diz Tatiana da Emater.  Além dos 14 clubes de mães foram 16 grupos de artesãos, presentes.

Não faltaram grostolis e não sobrou massa. Na noite de domingo, quase no encerramento, as pessoas fizeram filas porque queriam levar o grostoli para casa. Não se importavam em aguardar. O evento recebeu cerca de 45 mil pessoas e comercializou em torno de 500 mil unidades do tradicional grostoli, de acordo com a organização do festival. Além da iguaria, também foram comercializadas cerca de 2.850 garrafas de espumante, 700 garrafas de suco de uva e 2 mil litros de cerveja artesanal. Para se ter uma ideia, foram 150 mil unidades de grostoli vendidas a mais do que na primeira edição, realizada em julho do ano passado. O público também aumentou em relação à primeira edição. Cerca de 23 mil pessoas a mais passaram pelo município.

A secretária do turismo do município, Ana Pauline Mombach, diz que ver Garibaldi cheia de pessoas alegres deu uma satisfação incrível. O local lembra as quermesses, junto da igreja, criando uma identidade da cidade que também é um ponto positivo. É claro que dificulta o trânsito, diz a secretária, mas são só três dias que movimentaram a cidade e que trouxeram dividendos para as lojas, os restaurantes, hotéis, postos de gasolina e todo mundo ganhou com esse grande público. Se fizermos a conta, somente com a venda do grostoli, os recursos foram na ordem de R$ 750 mil reais, sem contar a venda de espumantes, cervejas, sucos, água, artesanatos e outros produtos fornecidos no Festival.

 “Doação e amor”, isso resume o sucesso diz Martinelli. E a foto que representa tudo isso, foi da pequena Alice e que os pais Pedro Gregório e Dediane Peralta fizeram uma imagem da filha, provando o produto de olhos fechados. Foi a foto que mais impactou pela sua doçura e amor.

(entrevista em ouça a notícia)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

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