Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Moradora de Carlos Barbosa lança livro no idioma Bergamasco

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

O lançamento ocorrerá na Feira do Livro de Carlos Barbosa

Foto: Divulgação

Ao longo da história, diversos idiomas deixaram de serem utilizados, como exemplo o Latin. Preocupada com a possível extinção do idioma Bergamasco, a boavistense e que atualmente reside em Carlos Barbosa, Elaine Maria Maccali Girotto, está lançado o livro “Talian Bergamasco para não esquecer”. O livro traz contos com curiosidades dos imigrantes italianos que falavam o Bergamasco com tradução em português. Quando se preserva a história, diz a Elaine, se homenageia os antepassados.

Ela resolveu escrever o livro para que não se perca ainda mais o que se aprendeu com as gerações passadas e que esse dialeto tenha interesse dos mais jovens e de incentivo para os mais velhos estinarem os seus. Elaine atualmente é aposentada e quando estudava sempre foi incentivada a escrever. Lembra que quando fazia o Ensino Fundamental e Médio, sempre teve suas redações em destaque e serviam de exemplo para os candidatos ao vestibular.

Ela nunca esqueceu destas motivações dos professores e hábito de escrita. Pesquisando na internet e observando as poucas literaturas do Bergamasco decidiu escrever este livro. Ela agradece a sensibilidade daqueles que a apoiaram. A publicação teve o financiamento do Fundo Municipal da Cultura de Carlos Barbosa. O lançamento será nesta quarta-feira, dia 9/11 às 10h na Feira do Livro em Carlos Barbosa. As regiões que ainda falam no Bergamasco estão situadas entre Boa Vista do Sul e Carlos Barbosa como Cinco Baixo, Cinco Alto, São Rafael, Linha Carolina, 15 da Vista, Bom Jardim e outras.

(entrevista em ouça a notícia)

Quem tiver interesse no livro poderá adquirir na Feira do Livro de Carlos Barbosa  ou pode ligar para o 9 99 6764 70 que é o contato de Elaine.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais